Uma das variações
mais interessantes do Passat foi a versão três-volumes feita pela Dacon, concessionária VW em São Paulo
com grande experiência em modificação e personalização de veículos, tanto na
parte externa quanto em motores.
A traseira era
reta e baixa, com um vidro amplo, mas atendia aos padrões de estilo da época.
Vinha com rodas de alumínio com desenho exclusivo, pintura perolizada, teto
solar, lanternas traseiras da Variant II, ponteiras sanfonadas nos para-choques
(que eram da mesma cor do carro), grade preta frontal com quatro faróis
redondos e outros detalhes.
O carro era mesmo
muito interessante e tinha destaque nas ruas. Vendeu bem, apesar do preço bem
mais elevado que os modelos de série. A Dacon também fez peruas Passat, nas
versões de três e cinco portas, esta muito bem sucedida. O projeto foi baseado
na alemã e era muito bonita. Outra empresa, a McLaren carioca, fez também seus
três-volumes: o Júlia.
A Sulam, também de São Paulo, fez uma
excêntrica versão nacional do Audi Quattro alemão, usando como base o Passat
duas-portas, em meados dos anos 80. A semelhança com o famoso carro de rali,
que fez enorme sucesso na Europa também na versão de rua, era na parte traseira
e na dianteira, em plástico reforçado com fibra-de-vidro.
Usava lanternas
traseiras do Uno, vidros dianteiros sem quebra-vento, pintura metálica com
cores exclusivas e rodas e pneus especiais. Na parte mecânica podia receber
motor de dois litros e 122 cv, freios apropriados para segurar a nova cavalaria
e amortecedores pressurizados. Por dentro também havia alterações, tornando-o
mais luxuoso. Era caro, mas fazia diferença e chamava bastante atenção.
A Enpro, famosa nos anos 70, fez uma
versão turbo em 1980, com números de desempenho que seriam considerados muito
bons mesmo hoje. Modificou a frente, dando a ele certa semelhança com o
Scirocco, o primo esportivo alemão. Alterou a grade e o posicionamento dos
quatro faróis redondos. Na aceleração de 0 a 100 km/h levava 9,5 s e sua final
beirava os 200 km/h, além de ser brilhante nas retomadas.
Fonte:http://bestcars.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário