Estes sedãs custam menos de R$ 90.000
4° – Hyundai Elantra 2.0
Recém-chegado
à sexta geração, o Elantra causou boa impressão no teste de estreia, com design
de linhas limpas, comportamento dinâmico equilibrado e um generoso pacote de
equipamentos. A versão avaliada na ocasião era a mais completa, que custa R$
114.990. Na configuração analisada agora (R$ 84.900), a lista de série é menor
e menos sofisticada. Considerando apenas os recursos frequentemente presentes
nos rivais, o Elantra traz piloto automático e Isofix, mas fica devendo ESP,
luzes diurnas, faróis de neblina, sensor de estacionamento, sensor de chuva e
sensor crepuscular. O estilo clean e o comportamento dinâmico (com boas marcas
de desempenho e consumo) não mudaram na versão de entrada escolhida para este
comparativo, mas a redução na oferta de equipamentos pesou para que ele ficasse
no quarto lugar, atrás de competidores que se apresentaram mais bem equipados,
entre outras virtudes.
Mas se os itens de série são escassos, o pós-venda elogiado rende vários pontos. O Elantra se destaca com a garantia de cinco anos e o plano de assistência 24h (ausente na Kia) com um ano de duração. Seu seguro é de R$ 6.396 ou 7,5% do valor do carro.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 31,8 s/170,1
- Velocidade máxima: 195 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,5 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 5,9 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 7,3 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,9 / 27 / 63,9 m
- Consumo urbano: 11,5 km/l
- Consumo rodoviário: 15,5 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 39,9/70,5 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 60,7/67,4 dB
Ficha técnica
- Preço: R$ 84.900
- Motor: flex, diant. transv. 4 cil., 16V, DOHC, CVVT, 1.999 cm³, 81 x 97 mm, 12,1:1, 167/157 cv a 6.200 rpm, 20,6/19,2 mkgf a 4.700 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, dianteiro
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.), sólidos (tras.)
- Direção: elétrica, 2,8 voltas entre batentes; diâmetro de giro, 10,9 m
- Rodas e pneus: 205/60 R16
- Dimensões: comprimento, 457 cm, largura, 180 cm; altura, 146,5; entre-eixos, 270 cm. Porta-malas, 407 l; tanque de comb., 56 l; peso, 1.780 kg; peso/potência, 10,7/11,3 kg/cv; peso/torque, 86,4/92,7 kg/mkgf
- Garantia/assistência 24h: 5 anos/1 ano
- Revisões (três primeiras): R$ 1.379
- Seguro: R$ 6.396
3° – Nissan Sentra 2.0 S
Campeão
no no comparativo Menor Custo de Uso de 2017, o Sentra confirmou seu
favoritismo nesse aspecto, com três anos de garantia, assistência 24h com
cobertura de dois anos, baixo consumo, revisões programadas baratas (R$ 1.139
na soma das três primeiras) e seguro na média do segmento (R$ 6.199, ou 7,6% do
valor de tabela). Assim como o Elantra, o Sentra perde terreno para os rivais
por oferecer pacotes de equipamentos mais completos apenas nas versões mais
caras. Mas nesse quesito ele bate o Hyundai com folga. Na configuração 2.0 S,
que custa R$ 81.900 (o terceiro menor valor entre os concorrentes), o Nissan
traz dispositivos importantes como ESP, chave presencial, sensor de
estacionamento, sensor crepuscular e repetidores de LED nos retrovisores. Mas
nega outros recursos igualmente interessantes, como central multimídia e piloto
automático. No dia a dia, o Sentra é um carro confortável e bom de dirigir.
Mas seu motor 2.0 16V de 140 cv, o segundo mais fraco dos oito pareados, fica devendo desempenho melhor. Ele acelerou de 0 a 100 km/h em 12 segundos (a segunda pior marca do comparativo). Também não esteve entre os melhores no consumo de combustível.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 12 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 33,7 s/155,6
- Velocidade máxima: 186 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 5,3 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 6,9 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 9,3 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 16 / 28,4 / 63,8 m
- Consumo urbano: 10,1 km/l
- Consumo rodoviário: 14,5 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 43,4/75,3 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 60,8/66,5 dB
Ficha técnica
- Preço: R$ 81.900
- Motor: flex, dianteiro, transversal 4 cilindros, 16V, DOHC, CVVT, 1.997 cm³, 84 x 90,5 mm, 9,7:1, 140 cv a 5.100 rpm, 20 mkgf a 4.800 rpm
- Câmbio: automático, CVT, dianteiro
- Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.), sólidos (tras.)
- Direção: elétrica, 3,4 voltas entre batentes; diâmetro de giro, 10,6 m
- Rodas e pneus: 205/50 R17
- Dimensões: comprimento, 463,6 cm, largura, 176,1 cm; altura, 150,4; entre-eixos, 270 cm. Porta-malas, 503 l; tanque de combustível, 52 l; peso, 1.327 kg; peso/potência, 9,5 kg/cv; peso/torque, 66,4 kg/mkgf
- Garantia/assistência 24h: 3 anos/2 anoS
- Revisões (três primeiras): R$ 1.139
- Seguro: R$ 6.199
2° – Ford Focus Fastback SE 2.0
O
Focus teve uma disputa muito parelha com o Jetta. O empate técnico só não
ocorreu por pequenos detalhes que pesaram contra o Ford. Do ponto de vista do
estilo, ele não dá sinais de cansaço, ao contrário do Lancer e do 408.
Apresentado em 2012, o Focus recebeu atualização em 2014 e mantém uma impressão
agressiva. Ao volante, o Focus se destaca tecnicamente pelo motor 2.0 flex com
injeção direta e respeitáveis 178 cv de potência e a suspensão traseira
multilink. Mas o câmbio automatizado Powershift de seis marchas já teve sua
cota de reclamações (no Brasil e no Mundo), e perde em confiabilidade para o
tradicional Tiptronic do Jetta. Entre os equipamentos, a versão SE (R$ 81.900)
traz uma boa oferta: vem com ESP, assistente de partidas em rampas, controle de
torque em curvas, aviso de baixa pressão nos pneus, faróis de neblina, sensores
crepuscular e de chuva, luzes diurnas e central multimídia.
O desempenho e o consumo de combustível estão entre os melhores do comparativo, assim como a dirigibilidade afiada, na medida para quem prioriza o prazer ao dirigir. E, no pós-venda, apesar de ter um custo de manutenção dos mais caros, perdendo apenas para o do 408 neste confronto, o Ford conta com três anos de garantia de fábrica e assistência 24h pelo mesmo período, o que só o Peugeot tem.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 30,9 s/174,6
- Velocidade máxima: 206 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,2 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 5,2 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 6,7 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,9 / 27,7 / 60 m
- Consumo urbano: 10,1 km/l
- Consumo rodoviário: 15,2 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 37,1/71,3 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 60,4/67,5 dB
Ficha técnica
- Preço: R$ 81.900
- Motor: flex, diant., transv. 4 cil., 16V, DOHC, injeção direta, 1.999 cm³, 87,5 x 83,1 mm, 12:1, 178/175 cv a 6.500 rpm, 22,5/21,1 mkgf a 4.500 rpm
- Câmbio: automatizado, dupla embreagem, 6 marchas, dianteiro
- Suspensão: McPherson (diant.), multlink (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.), sólidos (tras.)
- Direção: elétrica, 2,6 voltas entre batentes; diâmetro de giro, 11 m
- Rodas e pneus: 215/50 R17
- Dimensões: comprimento, 453,8 cm, largura, 182,3 cm; altura, 146,9; entre-eixos, 264,8 cm. Porta-malas, 421 l; tanque de comb., 55 l; peso, 1.399 kg; peso/potência, 7,9/8 kg/cv; peso/torque, 62,2/66,3 kg/mkgf
- Garantia/assistência 24h: 3 anos/3 anos
- Revisões (três primeiras): R$ 1.632
- Seguro: R$ 7.487
1° – Volkswagen Jetta 1.4 TSI Trendline
Apresentado
em 2011, o Jetta ganhou um face-lift em 2015 e traz atributos do mesmo nível
dos do Focus. Ele tem motor 1.4, com turbo compressor e injeção direta, que
gera 150 cv de potência e 25,5 mkgf (o maior torque entre os sedãs aqui
testados); câmbio automático de seis marchas e suspensão traseira multilink. O
espaço interno do Jetta é maior para os passageiros no banco traseiro, assim
como o porta-malas (510 litros, contra 421 no Focus). Em relação aos
equipamentos, a paridade se repete. Mas a VW privilegiou a segurança, enquanto
a Ford apostou no conforto. O Jetta não só tem central multimídia como conta
com quatro airbags (dois a mais que o rival) e sensores de estacionamento
dianteiro e traseiro (ausentes no Focus). Controles de estabilidade e tração e
retrovisores elétricos com repetidores de seta e aquecimento – para não embaçar
– completam o pacote. Na pista de testes, o Jetta andou junto com o Focus, com
o tempo de 10,3 segundos, na aceleração de 0 a 100 km/h, contra os 10 segundos
cravados pelo Ford. As retomadas foram quase idênticas, e o consumo também
ficou equilibrado – o Jetta bebe menos na cidade e mais na estrada.
No final, o VW leva o comparativo pelo conteúdo mais equilibrado e a melhor dirigibilidade, mas seu triunfo perde o brilho por conta de seu fraco pacote de pós-venda. A garantia de fábrica é de três anos, mas os serviços de assistência 24h dura apenas um ano. Além disso, o Jetta (ao contrário de outros modelos VW) não tem plano de revisões com preço fixo. E seu seguro, apesar de mais em conta que o do Focus, C4 e Cerato, não é dos mais baratos.
Teste de pista (com gasolina)
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,3 s
- Aceleração de 0 a 1.000 (segundos/km/h): 31,2 s/170,7
- Velocidade máxima: 206 km/h
- Retomada de 40 a 80 km/h (em D): 4,1 s
- Retomada de 60 a 100 km/h (em D): 5,6 s
- Retomada de 80 a 120 km/h (em D): 6,7 s
- Frenagens de 60 / 80 / 120 km/h a 0: 15,7 / 26,4 / 58,2 m
- Consumo urbano: 11,5 km/l
- Consumo rodoviário: 14,7 km/l
- Ruído PM/1° em máx.: 42,9/65,8 dB
- Ruído a 80 km/h/120 km/h: 63,7/67,9 dB
Ficha técnica
- Preço: R$ 86.431
- Motor: gasolina, diant., transv. 4 cil., 16V, DOHC, injeção direta, turbocompressor, 1.395 cm³, 74,5 x 80 mm, 10:1, 150 cv a 5.000 rpm, 25,5 mkgf a 1.500 rpm
- Câmbio: automático, 6 marchas, dianteiro
- Suspensão: McPherson (diant.), multlink (tras.)
- Freios: discos ventilados (diant.), sólidos (tras.)
- Direção: elétrica, 3 voltas entre batentes; diâmetro de giro, 11,1 m
- Rodas e pneus: 225/45 R17
- Dimensões: comprimento, 465,9 cm, largura, 177,8 cm; altura, 147,3; entre-eixos, 265,1 cm. Porta-malas, 510 l; tanque de comb., 55 l; peso, 1.298 kg; peso/potência, 8,7 kg/cv; peso/torque, 50,9 kg/mkgf
- Garantia/assistência 24h: 3 anos/1 ano
- Seguro: R$ 6.848
Veredicto: Com preços mais em conta que Corolla, Civic e Cruze, o segundo pelotão dos sedãs tem opções atraentes. O Lancer é o mais barato, enquanto o Cerato vem bem equipado. Para quem quer desempenho, C4 e 408 são boas indicações. Já o diferencial do Elantra está no pós-venda, embora os menores custos de propriedade sejam os do Sentra. Focus e Jetta apresentam os melhores conjuntos, mas o Jetta sai campeão por ter uma lista de equipamentos superior, além de ser o mais agradável de dirigir. CONTINUA...
Fonte:http://quatrorodas.abril.com.br/testes/comparativo
|