Há um consenso na Fórmula 1 de que o melhor piloto da temporada foi o campeão: Lewis Hamilton. E que o segundo piloto mais eficiente, Nico Rosberg, acabou vice. “O resultado final expressou com precisão o que vimos este ano”, afirmou Bernie Ecclestone, promotor do evento. “E foi ainda melhor porque Lewis ganhou o campeonato vencendo a corrida.” Mas o que Hamilton tem de especial, o que faz muita gente considerá-lo um supertalento? As respostas dos profissionais da F-1 são surpreendentes. “Lewis é um piloto atrevido, não hesita em correr riscos, é um verdadeiro piloto, como os de antigamente, que competiam por pura paixão, sem se preocupar muito com o que poderia acontecer. Não estou dizendo que é um irresponsável. É ótimo tê-lo na F-1 . Pessoalmente gosto muito desse tipo de piloto”, disse Ecclestone. Niki Lauda, três vezes campeão do mundo e diretor da equipe Mercedes, foi quem mais trabalhou para convencer Hamilton a trocar a “segurança” da McLaren pelo time alemão, no fim de 2012. “Hoje está explicado por que pessoalmente participei das negociações. Lewis é um piloto que ganhou 11 corridas este ano. Que dado você quer mais para justificar o título?” Quais são suas maiores qualidades? “Velocidade, claro, e buscar sempre a vitória a qualquer preço, obstinado para ser primeiro, ainda que por vezes pague por isso.”
O ex-piloto da RBR, hoje da Porsche no Mundial de Endurance, Mark Webber, disse que esperava ver Hamilton campeão bem antes da última etapa. “Nico Rosberg me surpreendeu. Acreditava que Lewis não teria tanta dificuldade para vencê-lo. O novo regulamento, que exigiu que o piloto fosse mais calculista e não permite que exija tudo o tempo todo, ajudou Nico e tirou um pouco a força de Lewis.” Webber disse mais: “Se a Mercedes tivesse um carro tão bom com o regulamento do ano passado, por exemplo, quando era possível buscar o limite por mais tempo, Hamilton teria definido o campeonato bem antes. Nessa condição ele é muito, muito capaz.” A exemplo de Ecclestone, o vice-diretor de prova, Harbie Blash, diretor esportivo da Brabham quando o promotor da F1 era o dono, falou que o título ficou com o melhor. “Acredito que ninguém está contestando, não? O que é ótimo para a F-1. Lewis é um talento natural. Não é tão técnico como Nico, mas veja seus tempos de volta, são quase os mesmos. O efeito do estilo dos dois é o mesmo. Não esperava ver Nico tão próximo de Lewis. Enfim, a F-1 este ano, com tudo o que disseram sobre a mudança do regulamento, continuou selecionando o piloto mais talentoso e não o mais técnico. E nesse sentido Lewis é excepcional.” Alain Prost, quatro vezes campeão do mundo, hoje embaixador da Renault, destacou algo que nem todos prestaram atenção este ano. “Todos dizem que Lewis é um piloto extraordinário, muito rápido, melhor numa volta lançada. Mas ao longo de 70 voltas, ou seja em corrida, nem tanto. Às vezes erra. Ao menos não é o seu ponto mais forte. E o que vimos este ano? Nico foi quem mais fez pole positions (11 a 7). A vantagem de Hamilton surpreendentemente não foi nas definições do grid, mas em corrida, contra todas as previsões. Ele ganhou 11 vezes e Nico, 5.”
O raio X de Hamilton realizado pelos profissionais da F1 prossegue. Com a elegância e educação que o caracterizam, Nico Rosberg, o adversário direto de Hamilton durante todo o ano e, claro, na etapa final (com problemas de toda natureza no seu Mercedes acabou em 14.º), afirmou, depois de ir cumprimentar o companheiro de equipe antes da cerimônia do pódio. “Ele foi um pouco melhor do que eu este ano. Portanto, ele mereceu ser campeão. Foi o melhor piloto da temporada.” Enquanto deixava o autódromo, o GloboEsporte.com ouviu Ron Dennis, sócio e diretor da McLaren. Foi ele que decidiu investir na formação de Hamilton, ao bancá-lo na Fórmula Renault 2.0, na Fórmula 3 Europeia, na GP2, campeão em todas, até chegar na F-1. Mas depois de seis anos na McLaren, Hamilton procurou Dennis para informá-lo que estava de saída para a Mercedes. O sócio da McLaren nunca escondeu considerar Hamilton um ingrato. Neste domingo falou com certo descaso do ex-protegido, que lhe deu o título de 2008. “Lewis ganhou mais corridas, não? Teve mais quebras mecânicas e ainda assim venceu. Merece ser campeão.” Em outros momentos, Dennis descreveu Hamilton como um piloto que senta no carro, não pergunta nada, e já na primeira volta é rápido. “E que velocidade tira dos carros, seja ele qual for.”
Fernando Alonso viveu o inferno na McLaren, em 2007, quando teve como companheiro o estreante Hamilton. A coisa foi tão litigiosa que Ron Dennis e Alonso chegaram a um acordo para rescindir o contrato entre ambos que era de três anos. Alonso falou sobre Hamilton. “É o piloto que mais respeito no grid.” Tiveram seus momentos de tensão extrema, mas o espanhol, tido por muitos como o mais completo, vê Hamilton como o melhor, depois dele, lógico. Lauda volta a falar de Hamilton. “Esse título, obtido em condições distintas do de 2008, deixará Lewis mais maduro. Continuará com seu instinto de piloto, vencer a qualquer custo, mas penso que o tornará mais sereno, sem que isso o faça ser mais lento e mude seu estilo.” Fonte:http://globoesporte.globo.com/