O Leo Super Cars vem com uma nova série de postagens, devido a isso, podemos dizer que nosso blog ficará mais pessoal e mais, vamos assim dizer, acalorado, pois vamos falar sobre relados de pessoas sobre o amor ou experiência de vida com suas máquinas. A primeira postagem, é de um amigo de São Paulo - SP. Anselmo, sempre foi apaixonado pelo VW Passat Dacon, e com uma influência de seu pai, conseguiu com pra o seu, que é um clássico e raro Passat Dacon 821. Ele nos relada com muita paixão e fé sobre seu carro e seu trabalho. A foto ao lado é um modelo próximo que Anselmo tem. Acompanhe a bela, fervorosa e apaixonada história de Anselmo e seu Dacon e como ele transformou sua paixão pelo carro em profissão e talento. Com o seguimento, a continuidade da história, você verá o desenvolvimento do carro. Acompanhe a história narrada pelo próprio proprietário.
Meu nome é Anselmo Ferreira da Silva, tenho 39
anos, mas todo mundo me conhece por Tell, tenho uma garagem oficina que recebe
o nome de REVAN (REstaurações de Veículos ANtigos). Tenho também um canal no You
Tube (TELL ANSELMO REVAN) onde posto os vídeos dos trabalhos que realizo na
minha humilde garagem. Em 1989 meu pai comprou um Passat Dacon Targa,
e eu com 13 anos de idade achava o carro o máximo, era vermelho com console de
madeira da marca zune, teto solar Karmann Guia, rodas do Gol GT, toca fitas road
star enfim, pra mim era o máximo. Muitos anos depois por volta dos anos 2000,
consegui comprar meu primeiro Passat Dacon modelo 821(3
volumes) na cor prata. Ele não estava ruim de lata, mas eu queria um
que tinha teto solar e a maioria dos acessórios de época. Então meu amigo
Pedrock viu um Dacon perto de nossa casa. Então peguei
o endereço com ele e fui atrás do carro, e conheci o senhor Algacir, que era o
proprietário do carro.
O Dacon tinha teto solar, console zune com os relógios do Passat TS, também era prata, com rodas modelo serrinha da Jolly, era Lindo, porem com a traseira muito ruim, corroída pela ferrugem. Conversamos e ele disse que me venderia por 2,500 reais. Anuncie o meu por 2,500 reais pra comprar o carro do senhor Algacir, e um comprador apareceu. No dia da venda, queimou a junta do cabeçote, e começou a mistura água com óleo, e o futuro comprador me ofereceu 1,600 que era o que eu havia gasto com a compra e documentação do carro, pois tive que fazer uma dupla transferência, enfim frustração total. Namorei o carro do senhor Algacir por cinco anos, até que houve a possibilidade de compra-lo, quando outra pessoa pareceu e ofereceu cinco mil reais no carro para o senhor Algacir, mas, a pessoa não ligou mais e o senhor Algacir me retornou dizendo: esse carro tem que ser seu, pois sei que você vai cuidar muito bem dele, esse carro merece um bom proprietário. Daí por diante foi alegria.
O Dacon tinha teto solar, console zune com os relógios do Passat TS, também era prata, com rodas modelo serrinha da Jolly, era Lindo, porem com a traseira muito ruim, corroída pela ferrugem. Conversamos e ele disse que me venderia por 2,500 reais. Anuncie o meu por 2,500 reais pra comprar o carro do senhor Algacir, e um comprador apareceu. No dia da venda, queimou a junta do cabeçote, e começou a mistura água com óleo, e o futuro comprador me ofereceu 1,600 que era o que eu havia gasto com a compra e documentação do carro, pois tive que fazer uma dupla transferência, enfim frustração total. Namorei o carro do senhor Algacir por cinco anos, até que houve a possibilidade de compra-lo, quando outra pessoa pareceu e ofereceu cinco mil reais no carro para o senhor Algacir, mas, a pessoa não ligou mais e o senhor Algacir me retornou dizendo: esse carro tem que ser seu, pois sei que você vai cuidar muito bem dele, esse carro merece um bom proprietário. Daí por diante foi alegria.
Bom, isso
foi numa terça feira, e na sexta fui busca-lo, estava com o tanque furado, sem
parte do escapamento, e as marchas não engatavam direito, mas eu estava muito feliz,
e ida pra casa com o meu Passat Dacon, foi uma loucura! Trouxe-o pra casa, desmontei tudo e mandei pra uma oficina, que uma
pessoa me indicou, querendo me ajudar, (que ajuda eu tive viu!). Os caras não
arrumaram o que estava ruim, e o que estava mais ou menos eles acabaram de
destruir Encheram o carro de massa, e me entregaram quatro meses depois, fora
que eu tive que correr atrás de fotos pra eles fazerem à traseira de novo, pois
jogaram a que estava no carro fora, e achavam que “era só colocar a de um
Passat normal e tudo certo”. Trouxe o carro pra casa num sábado, e pensei, na
segunda vou cortar ele e vender aos pedaços. Que tristeza eu sentia em ver o
carro daquele jeito.
“fui indo e indo e indo eu fui”. (risos!). |
Mas, como
sou servo de DEUS, “Ele” me disse no fim de semana, faz você
mesmo! E comecei a refazer o carro sem nem saber nada sobre restauração de
carro, porém conhecia de mecânica. Conheci o senhor Aílton, que mora perto da
minha casa. Ele veio da Bahia, e lá ele já trabalhava com funilaria, ele me
deixou levar o carro para a garagem dele, me ensinou alguns truques de
funilaria, e comecei a refazer o carro. (muito obrigado Ailton. DEUS o
abençoe!). Fui aprendendo a fazer peças de chapa, comprei
uma maquina de solda sem gás, o gás estava no arame, e como dizem por ai: ( Continua na legenda da foto)
Porque não fazer? “fazê-lo ei” (risos) |
O trabalho ia saindo e eu ia colocando as fotos
na homepage do Passat, e o meu trabalho ia ganhando reconhecimento e o carro ia
ficando a cada dia melhor. Quase já no final, preparando pra pintura, foi
quando percebi que a travessa que segura o vidro traseiro, que é o vidro
dianteiro esta torta, e teria que tira-la fora pra resolver o problema, então
logo eu pensei: porque não fazer um targa? Comecei a mudar o modelo do carro, do modelo 821 (3
volumes) para o modelo 822 (semi - conversível targa).
(muitos me olhavam e diziam por dentro: "esse cara é louco!") |
Tomada a
decisão, comecei a moldar peças, troquei a lateral do lado passageiro
inteira, a caixa de roda dianteira também foi trocada, fiz uma tampa traseira
nova de chapa, pois a original dele era de fibra de vidro, e a do modelo targa
tem o desenho diferente, troquei o painel traseiro, refiz os lugares pra
receber as lanternas de Brasília, troquei o teto e refiz o corte do teto solar
sladeaway, refiz todas as partes ruim do assoalho, troquei a folha da mala,
mudei o tanque de 45 litros para 60 litros, inclusive a travessa que
segura o tanque foi refeita, fui comprando acessórios, rodas modelo Porsche da
Jolly, toca fitas, etc., e comecei a ser procurado pra fazer alguns serviços.
Restaurei um Voyage 1983 e estamos quase o terminando o Passat 77 do Johnny, o
ex-maltratado que tem os vídeos do processo de restauração no meu canal, (TELL
ANSELMO REVAN) também tem os vídeos do Dacon e um
do Voyage, quando colocamos ar condicionado nele.
(TELL ANSELMO REVAN) https://www.youtube.com/user/MrTellanselmo |
Então
quando encarei que iria modificar o modelo do carro, pois sempre foi um sonho
ter um Passat Dacon Targa, comecei a refazer tudo, mas tudo
mesmo, que por eu não ter tanta experiência até aquele momento, tinha deixado
passar e me conformado. Mas pensei, já que estou fazendo um carro novo, tudo
que estiver ao meu alcance farei para deixa-lo tinindo. Construí uma ferramenta
pra girar a carroceria do carro, isso me ajudou muito. Foram muitos acertos e
muito mais erros, mas valeu cada um dos acertos e dos erros também. Tudo que
sei hoje é graças a DEUS, que me permitiu fazer isto e aprender com
esse trabalho no meu carro. Nunca pensei em fazer este tipo de trabalho, mas
posso dizer que amo muito que faço graças a DEUS. Meu trabalho é um
hobby, ganho dinheiro com ele? Sim, mas em primeiro lugar busco um trabalho bem
feito, e a satisfação do amigo que me traz o carro pra restaurar, pois tenho
amigos, e depois clientes…..E o restante agente acerta.
“Eu restauro carros,
mas JESUS CRISTO restaura sua vida, de uma chance há ele!
eu dei, e sou eternamente grato, pois foi graças
a Ele, JESUS CRISTO, que trabalho com o que gosto, e sou muito feliz.” História verdadeira de Anselmo Ferreira da Silva. Portado por: Leonardo Lima
Visite o Canal REVAN no You Tube: https://www.youtube.com/user/MrTellanselmo
Muito obrigado Leonardo lima...
ResponderExcluirPor nada meu amigo Tell... Que essa seja a primeira postagem de muitas em uma boa parceria...
ResponderExcluirParabens Tell pelo belo trabalho que vc faz e dedicação e amor que e visivel em seus videos que ajuda tanto agente tudo de bom pra vc amigo Deus te abençoe
ResponderExcluirAbraços
JEFERSON DE curitiba ...
Parabens Tell pelo belo trabalho que vc faz e dedicação e amor que e visivel em seus videos que ajuda tanto agente tudo de bom pra vc amigo Deus te abençoe
ResponderExcluirAbraços
JEFERSON DE curitiba ...
Parabens Tell pelo belo trabalhor e amor e dedicação que visivel em seus videos que tanto ajuda agente abraços amigo e fica com Deus
ResponderExcluirAbraços
JEFERSON DE Curitiba