Em 2008, os Vipers produziam 608 cv
(600 hp; 450 kW) às 6000 rpm e 560 lb ft (760 Nm) às 5.100 rpm,
e também receberam melhores cabeças fluindo com válvulas maiores, com Mechadyne-em-comando
de válvulas variável com nos lóbulos came de escape, e dupla eletrônica corpo
acelerador. O limite era capaz de ser aumentado em 300 rpm, devido à válvula de
melhoria da estabilidade de trem de ambos os perfis de cames novas e
válvula-molas. O desenvolvimento do motor foi feito com alguma ajuda externa da
McLaren Automotive and Consulting Engineers Ricardo. O controle eletrônico do
motor é desenvolvido pela Continental AG, o controlador é capaz de monitorar o
virabrequim e posição do cilindro até seis vezes durante cada disparo e tem 10
vezes mais poder de processamento, em comparação com a unidade anterior.
Alterações fora do motor foram
menos extremas. A transmissão Tremec T56 foi substituído por um novo Tremec
TR6060 que agora conta com sincronizadores de triplo primeira engrenagem e
dobra para o ensino de artes. O M44 Dana-4 eixo traseiro do modelo 2003-2007
possui agora uma velocidade GKN ViscoLok detecção diferencial de deslizamento
limitado, que ajuda muito na aderência dos pneus ficando em aceleração. Outra
melhoria do desempenho foi a remoção de pneus run-flat, o novo Michelin Pilot
Sport 2 pneus têm maior feedback condutor, bem como aderência e, junto com a
suspensão revisada (molas, barras anti-roll, e válvulas de choque), fez com que
o Viper mais neutro em curvas.
As modificações feitas no carro do
ano modelo 2008 foram suficientes para a Chrysler torná-lo diferente do
primeiro SRT-10, e o modelo 2008 ficou conhecido como Gen IV. Apenas a tempo
para a liberação da Chevrolet com 646 cv (476 kW; 638 hp) Corvette
ZR1. Outra mudança notável é a reformulação do sistema de escape, anterior
Vipers teve sua terceira geração do cruzamento de escape sob os assentos que
resultou em uma grande quantidade de calor que entra no cockpit (interior do
carro), isso foi feito inicialmente para ajudar a melhorar os carros de escape,
desda primeira a segunda geração do Viper, que não tinha escapamento cruzado,
foram criticados por suas notas de escape sem brilho. Para 2008, o escape Viper
irá utilizar um novo sistema de escape, sem cruzamento, reduzindo o calor que
entra no cockpit.
O sistema elétrico foi
completamente revisto para 2008. As mudanças incluem um alternador de 180-amp,
ventiladores elétricos, aceleradores eletrônicos e completamente novo VENOM
sistema de gestão do motor. Arquitetura de barramento CAN foi entrelaçada com
sistemas pré-existentes para permitir a conformidade regulamentar. O sistema de
combustível foi atualizado para incluir uma bomba de maior capacidade de
combustível e sistema de filtração.
A revista Car and Driver
recentemente testou o carro. De 0-62 mph (100 km/h) em 3,4 segundos,
0-100 mph (160 km/h) em 7,6 segundo e um Quarto de Milha em, no
máximo 10,92 segundos, mas será preciso troca de marchas super precisas, se não
você "só" vai alcançar 11,5 a 126 mph (203 km/h).
reivindicações do rodeio de velocidade máxima são 202 mph (325 km /
h), para o Roadster e Coupé. Car and Driver também testou o desempenho do
Viper, e conseguiu dar uma volta em 2:57.4 minutos, em torno de Virginia
International Raceway.
O tempo Viper, apesar do tempo
quente, foi mais rápido do que o Corvette Z06 (2:58.2), Porsche 911 Turbo S
(2:57.5), Ford GT (3:00.7), Mercedes SLS AMG (2:58), Porsche 911 Turbo
(3:05.8), 911 GT3 (3:01.8), Audi R8 (3:04.6) e outros tais carros, ele
inclusive foi o mais rápido carro do especial da Car and Driver, Volta
Relâmpago, edição de 2007, que teve como pista a própria Virginia International
Raceway. Segundo a revista Car and Driver e Motor Trend, o carro é ligeiramente
ajustada de configuração de suspensão e diferencial novo deu-lhe a habilidade
encurralando tão afiada quanto antes com um controle ainda melhor.
Em 4 de novembro de 2009, Dodge
Brand Car Presidente e CEO, Ralph Gilles, anunciou que o Viper encerraria sua
produção no verão de 2010. Um novo carro vai chegar em 2012, retomando o nome
Viper, pelo menos foi isso que a Fiat anunciou.