quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Captiva 2014, SUV lançamento da Chevrolet

A Chevrolet lançou a linha 2014 do Captiva. A partir de agora, o SUV será vendido em versão única: sai de linha a Sport V6, com motor 3.0 de 268 cv, e fica somente a configuração 2.4 Ecotec de 185 cv. Na cabine, os itens de segurança e conforto incluem acabamento em couro nos bancos, volante e manopla do câmbio, ar condicionado automático, freios ABS e seis airbags. Outra novidade para a linha 2014 é a cor metálica Azul Berlim.
Com o bloco 2.4 Ecotec a gasolina de 185 cv e 23,8 kgfm de torque, o modelo é equipado somente com transmissão automática de seis velocidades. A marca oferece ainda direção hidráulica, vidros e retrovisores elétricos, sistema keyless, computador de bordo com rádio FM/MP3 e entrada USB, rodas de 17 polegadas, monitoramento da pressão dos pneus, faróis de neblina e freio de estacionamento por acionamento elétrico.

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Volkswagen Fusca - Dia Nacional do Fusca comemorado no Brasil.

No dia 20 de janeiro é comemorado o dia desse carrinho no Brasil. O Fusca ainda é o compacto mais amado no mundo todo. Exatamente há uno atrás, o LEOSUPERCARS, fez uma homenagem a esse ícone do automobilismo, famoso e querido em todo o planeta, e nesse ano não poderíamos de fazer outro justa homenagem, com a ajuda do site CARPLACE, simplesmente maravilhosa história e excelente reportagem.
Em 1989, a Volkswagen do Brasil decretou que o dia 20 de janeiro seria o Dia Nacional do Fusca. Desde então, o ato se tornou sagrado para os fãs e simpatizantes do compacto famoso no mundo inteiro. Revolucionário, ele foi lançado em 1935 na Alemanha pelo projetista Ferdinand Pieche. Sofreu diversas alterações até 1938, quando passou a ser produzido em série e ganhou formato semelhante ao Fusca que ganharia o mundo nas décadas seguintes. Em 1959 ele começou a ser fabricado no Brasil, seguindo uma trajetória de sucesso até 1986, quando saiu de linha pela primeira vez. Em 1993, o presidente Itamar Franco decretou a volta do Fusca como “carro popular”. Com relativo sucesso, o Besouro continuou a ser produzido até 1996, quando saiu de cena definitivamente do nosso mercado. No México, o último país a produzi-lo, o Fusca continuou sendo produzido até 2003.
Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/

Fusca ganha versão 'aventureira' em conceito do Salão de Detroit Beetle Dune tem suspensão elevada, apliques pretos e lanternas escuras. Motor é o mesmo 2.0 turbo do modelo vendido no Brasil.


O Fusca ganhou uma versão conceitual com visual aventureiro, apresentada nesta segunda-feira (13) no Salão de Detroit. Batizada de Beetle Dune Concept, ela traz pneus e rodas maiores, de 19 polegadas, e alterações estéticas, como caixas de rodas mais largas e com molduras pretas, para-choques e rodas redesenhadas, estribos laterais e spoiler traseiro. Há adesivos alusivos à versão nas laterais e as lanternas ganharam lente escurecida.
No interior, há um apoio para as mãos no lugar do porta-luvas e os apliques plásticos ganharam a cor amarela. O nome da série especial também aparece nas portas. O painel possui uma central multimídia com tela de 7,7 polegadas.
Na parte técnica, a suspensão foi elevada para encarar os desafios off-road que o visual sugere. Sob o capô, o já conhecido motor 2.0 turbo de 211 cavalos com transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas DSG. O conjunto é o mesmo do Fusca vendido no Brasil. Vale lembrar que o conceito apresentado em Detroit é uma releitura de outro conceito, de mesmo nome, mostrado em 2000 para o Salão de Los Angeles, com a geração anterior do Beetle.   Fonte: http://g1.globo.com

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Tushek Renovatio T500 - Um super carro, um dos mais velozes esportivos do mundo.

A tradição de esportivos construídos de forma artesanal continua forte na Europa. Desta vez, a novidade vem da Eslovênia, terra natal do Renovatio T500. Fabricado pela empresa Tushek, o superesportivo de dois lugares buscou inspiração na Itália – mais precisamente no Lamborghini Gallardo Spyder – para constituir seu visual invocado e exótico. O coração do bólido, porém, é alemão. Trata-se do motor V8 4.2 do Audi RS4, reajustado para oferecer uma potência de nada menos que 450 cv. Com o conjunto mecânico do esportivo das quatro argolas, a máquina eslovena é capaz de cumprir o zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atingir uma velocidade máxima que beira os 310 km/h. Outro destaque é o poderoso torque máximo de 43,64 kgfm, atingido em 3.200 rpm. O objetivo da fabricante europeia é proporcionar uma experiência digna dos melhores carros de competição, sem comprometer a aerodinâmica de um esportivo que também está apto para as ruas.
Neste sentido, o Renovatio T500 abusa da fibra de carbono, que garante um peso total de apenas 1.133 kg. Os freios a discos de carbono-cerâmica também contribuem para melhorar a performance do bólido: são necessários 29 metros para frear totalmente a uma velocidade média de 100 km/h. A título de comparação, o célebre francês Bugatti Veyron precisa de 31,4 metros para parar completamente. A Tushek não revelou o preço de tanto desempenho e exclusividade.

domingo, 12 de janeiro de 2014

BMW i8, esportivo híbrido, inovação e tecnologia.

A BMW divulgou que já recebeu o equivalente a um ano de produção em encomendas pelo esportivo híbrido i8. O modelo apresentado ao público em setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha, mostra que o consumidor europeu está realmente interessado em adquirir novas tecnologias ecologicamente corretas. Embora não tenha divulgado o número de encomendas feitas pelo i8, a BMW diz que “ficará ocupada” por um ano para atender os pedidos de seus clientes. No caso do compacto i3, a marca afirma que foram feitos quase 10 mil encomendas pelo modelo.
O BMW i8 é equipado com um motor tricilíndrico a gasolina de 1.5 litro turbo que desenvolve 231 cv de potência e 32 kgfm de torque, que trabalha acoplado a um câmbio automático de seis velocidades. O conjunto motriz é complementado por um propulsor elétrico de 131 cv responsável por mover as rodas dianteiras.No total, o conjunto entrega 362 cv e 57 kgfm de torque. O i8 acelera de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos. Apesar de o desempenho ser digno de superesportivo, o modelo tem consumo médio de combustível de impressionantes 40 km/l.

No modo elétrico, o i8 pode rodar até 35 quilômetros a uma velocidade máxima de 120 km/h. A BMW diz que a autonomia, rodando em modo combinado, supera os 500 quilômetros. Apesar de a sua produção estar praticamente no limite, o BMW i8 não custará pouco a seus compradores. O modelo tem preço inicial na casa dos R$ 370 mil na Europa.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Escort XR3, o esportivo que foi sonho de consumo no Brasil e hoje virou xodó para seus donos, que na maioria dos casos são colecionadores.

A década de 80 foi marcante sob vários aspectos. Vivemos o período da reabertura política, o rock and roll vivia uma nova fase com bandas como Para-lamas do Sucesso, Titãs e Ultraje a Rigor e o mundo acordava para a questão ambiental. No cenário automotivo nacional, muitas novidades. Uma delas foi a onda de esportivos que marcou presença em nosso mercado. Gol GT, Passat, Pointer e Uno 1.5 R faziam a cabeça da molecada. E um dos mais desejados era da Ford: o Escort XR3.
O estilo chamava atenção à distância, com os faróis auxiliares, saias laterais, teto-solar e os inéditos – no Brasil – esguichos de faróis. Como o Escort era um carro mundial a Ford resolveu apostar as fichas trazendo a versão mais nervosa. Porém por aqui ele recebeu o motor CHT de 1,6 litros, com 82 cv e 12,2 kgfm. Mesmo assim, o propulsor trazia diferenças na regulagem da carburação e comando de válvulas. Os primeiros 100 km/h eram cobertos em 13,4 segundos, enquanto a velocidade máxima era de 163 km/h.
Mas o grande diferencial era o status que o modelo proporcionava pelas ruas. Andar em um deles era sinônimo de riqueza e o modelo fazia muita gente torcer o pescoço. Volante de pequeno diâmetro e toca-fitas foram outros diferenciais.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

VW Gol atinge sete milhões de unidades produzidas - Gol supera até mesmo o carro mais querido do mundo, o Fusca. Confira toda história de sucesso. Texto: Matheus Q. Pera

A Volkswagen anunciou ter alcançado a marca de sete milhões de exemplares do Gol feitos no Brasil. A unidade que alcançou o feito trazia o motor 1.0 TEC e tinha carroceria branca, saindo das linhas de montagem de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Modelo com maior volume de produção da história do País, o compacto é também o mais exportado. Lançado em 1980, o Gol hoje é feito também em Taubaté (SP). Com as duas plantas, tem ritmo médio de uma unidade pronta a cada 47 segundos. Ao longo destes mais de 30 anos, o hatch foi o líder de vendas do País em 25, tendo mais de um milhão de carros exportados a 66 países. O modelo ainda gerou “frutos”: a perua Parati (1981), o sedã Voyage (81) e a picape Saveiro (82).
O Gol nasceu para substituir, em médio prazo, o Fusca, que mesmo com a liderança do mercado teria de ser substituído por um produto mais moderno. Em 1976, a VW deu início aos trabalhos acerca do compacto. Ele trocava a tração e o motor traseiros do velho besouro por um conjunto dianteiro. O primeiro motor foi um 1.3 de 47 cv, a ar, derivado do adotado pelo Fusca, e transmissão de quatro marchas, nas versões S e L. A carroceria tinha somente duas portas. Com receptividade ruim, o 1.3 saiu de cena, dando lugar a um 1.6 de 67 cv, também aspirado a ar. Só em 1984 o Gol ganharia um propulsor a água, o 1.5, com câmbio de cinco marchas, surgindo posteriormente o 1.6 e o 1.8, com o Gol GT. Em 1989 surgiria o aclamado esportivo GTi, primeiro veículo brasileiro com injeção eletrônica, com sistema analógico – o digital chegaria em 1997, já com a carroceria “bolinha”, a segunda geração do hatch. Esta surgiu em 1994 com inovações, como carroceria mais arredondada, acabamento mais esmerado e mais espaço interno. Em 98 nascia a variação com quatro portas, graças à demanda do mercado e ao sucesso dos rivais Fiat Palio e Chevrolet Corsa.
Em 1999, era lançada a “terceira geração” do modelo, uma mudança profunda sobre a carroceria “bolinha”, mantendo portas, colunas e janelas. Havia, porém, reforços mecânicos, melhor acabamento e versões mais equipadas. Em 2003, o modelo ganhava a versão Total Flex, primeira do País a sair de fábrica com a tecnologia bicombustível, hoje presente em mais de 80% dos veículos emplacados por aqui. No mesmo ano, o Gol chegava a quatro milhões de unidades fabricadas. Em agosto de 2005, surgia a última reestilização da segunda carroceria do Gol, chamada G4, ainda à venda. Desta vez, o compacto foi retocado para ficar mais simples, perdendo opcionais como os faróis biparábola e recebendo um interior mais simples. Ela segue em oferta como opção de entrada da gama, após o lançamento do modelo chamado G5. Completamente reformulado, ele ganhou desenho alinhado às criações da marca, plataforma moderna (semelhante à do Polo) e melhor acabamento. Dele surgiram os novos Voyage (2008), fora do mercado desde 1996, e Saveiro (2009), que ganha os retoques aplicados nos irmãos em 2013. Fonte: http://www.autodiario.com.br