FORD T
O
carro que vamos falar hoje entrou para a história, pois foi o primeiro
automóvel a ser produzido em série da história automobilística, e só poderia
ter sido inventado por um dos maiores empresários de todos os tempos, o homem
que fundou uma das mais tradicionais empresas de automóveis do mundo (FORD), o
gênio, Henry Ford.
O
sonho de Henry Ford era democratizar o automóvel, produzi-lo em grande número e
com custo suficientemente baixo para que todo americano pudesse ter um. Sem
perder seu objetivo de vista, Henry criou o Ford T, que vendeu 15 milhões de
unidades entre 1908 e 1927. O primeiro Modelo T começou a ser produzido no dia
1º de outubro de 1908. Entre as inovações estavam: o valor acessível, a
produção em escala e a oferta de peças para reposição. O modelo T era equipado
na época com um motor de quatro cilindros que gerava 20 cv de potência máxima.
O consumo não era o dos mais altos, até para os dias atuais: 5,5 km/l a 9 km/l
de gasolina.
Veja como foram os
anos seguintes da produção do Ford T:
1908 – É construído o primeiro Ford T em outubro na planta de
Piquette Avenue.
1909 – Logo no seu primeiro ano, o T participou de uma corrida
transcontinental entre Nova York e Seattle, nos EUA. O resultado foi magnífico
para a Ford. O T venceu a prova após 6,5 mil quilômetros percorridos em 22 dias
e 55 minutos, com velocidade média de 14,4 km/h.
1914 – A partir desta data até 1925 os modelos só estavam
disponíveis na cor preta, que tinha secagem mais rápida. Daí surgiu à famosa
frase: “Os clientes podem escolher qualquer cor, desde que seja preto”.
1917 – Ford atinge a marca de 2 milhões de unidades produzidas.
1919 – Neste período o T passa a contar com partida elétrica, mas
a partida manual por meio da manivela não foi eliminada. O solavanco contrário,
ocasionado pelo tranco do acionamento do motor, chegou a quebrar o braço de
muita gente. Muitos cuidados seriam necessários para liga-lo.
1921 – A Ford atinge 5 milhões de unidades produzidas do T. Três
anos depois, os modelos produzidos chegam à marca de 10 milhões.
1925 – Nasce o modelo T picape. Aliás, uma das principais
vantagens do centenário automóvel da Ford era a possibilidade da aplicação de
diversas carrocerias.
1927 – Em 19 anos o T completava 15 milhões de unidades
produzidas e encerrava a produção do modelo que iniciou a popularização do
automóvel. A General Motors já começava a disputar fatias acirradas com sua
compatriota.
1999 – Foi eleito o Carro do Século por um júri de 133
jornalistas.
HENRY FORD
HENRY FORD
UM MITO... Assim posso definir o maior empresário automotivo do mundo... Fundador da Ford Motor Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em
menos tempo e a um menor custo. A introdução de seu modelo Ford T revolucionou os transportes e a indústria dos Estados Unidos. Ford
foi um inventor prolífico e registrou 161 patentes nos Estados Unidos. Como
único dono da Ford Company,
ele se tornou um dos homens mais ricos e conhecidos do mundo. No dia 16 de
junho de 1903, dia da fundação da Ford Motor Company, foi investido um capital
de US$150 000 (em valores da época), de doze sócios, sendo que US$28 000 foram
investidos pelo próprio Ford, com então 40 anos na época.
A ele é atribuído o
"fordismo", isto é, a produção em grande quantidade de
automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como "linha de montagem", o qual tinha condições de fabricar um
carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários —
notavelmente o valor de cinco dólares por dia, adotado em 1914. Ford via no consumismo uma
chave para a paz,
o que o levou certa vez a dizer: "o dinheiro é a coisa mais inútil do
mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com
ele". Ele não confiava em contabilistas, tendo reunido uma das maiores fortunas do mundo
sem ao menos possuir auditoria em sua companhia. A companhia teve sua primeira auditoria depois que Henry Ford tornou seu diretor. O intenso
empenho de Henry Ford para baixar os custos resultou em muitas inovações
técnicas e de negócios, incluindo um sistema de franquias que instalou uma concessionária em
cada cidade da América do Norte, e nas maiores cidades em
seis continentes. Ford deixou a maior parte de sua grande riqueza
para a Fundação Ford, mas providenciou para que
sua família pudesse controlar a companhia permanentemente.
Henry Ford e seu lendário FORD T
HENRY FOR E O FORD T
HENRY FORD NA MONTADORA
LINHA DE PRODUÇÃO DO FORD T
FORD T
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