Carroceria escolhida para o Brasil é a cupê de duas portas (divulgação/Honda) |
Seis
meses após sua apresentação oficial, a versão esportiva Si da décima geração do Honda Civic teve
a importação confirmada para o Brasil. Fabricado no Canadá, o carro chega na
carroceria cupê de duas portas (lá fora, também há o sedã de quatro portas). A
montadora diz que as vendas começam no início de 2018, mas os exemplares devem
ser entregues só no final do 1º semestre, ainda sem preço divulgado. Além das
novidades estruturais e de carroceria da décima geração, lançada no ano
passado, o novo Si traz como principal chamariz as alterações na mecânica.
Trata-se do primeiro Civic Si com motor turbo desde o lançamento da versão
– em 1984, na terceira geração do modelo.
Ponteira central e aerofólio são os destaques na traseira (divulgação/Honda) |
Em vez de um motor 2.0 ou 2.4 aspirado com apetite por giros altos, como
nas gerações anteriores, o Si agora dispõe de uma configuração mais avançada do
mesmo motor que já equipa o Civic Touring no Brasil: um 1.5 i-VTEC de quatro
cilindros com turbo e injeção direta. Enquanto no Touring ele rende 173 cv e
22,4 mkgf, acoplado a um câmbio CVT, no Si ele chega a 208 cv a 5.700 rpm e
26,6 mkgf de torque entre 2.100
e 5.000 rpm, sempre com câmbio manual de seis marchas. Para efeito de
comparação, o antigo 2.4 tinha 206 cv (7.000 rpm) e 23,9 mkgf (4.400 rpm) e o
anterior a ele, que chegou a ser fabricado no Brasil, tinha 192 cv (7.800 rpm)
e 19,2 mkgf (6.100 rpm). Ou seja: o novo Si antinge picos
de potência e torque em rotações mais baixas que os antecessores, alterando
radicalmente uma das características mais marcantes dos esportivos da Honda,
sempre considerados “giradores”.
Suspensão do Si compartilha componentes com a versão ainda mais esportiva Type R (divulgação/Honda) |
A Honda destaca outras evoluções no modelo, que está mais leve e rígido
que o anterior. Tal como o Civic Touring, o Si tem sistema de direção com
relação variável com dois pinhões, mas oferece rodas aro 18″ exclusivas com pneus 235/40 (o Touring usa 215/50 R17),
para acomodar os discos de freio dianteiros de 12,3 polegadas. O
Civic Si também ganha uma suspensão mais esportiva, com amortecedores
adaptativos. As mudanças incluem molas mais rígidas e barras estabilizadoras
também mais rígidas (30% a mais na frente e 60% atrás), buchas mais duras e
braços superiores ultra-rígidos compartilhados com o Civic Type R – a versão esportiva ainda mais potente,
com 320 cv e 40,7 mkgf. Os amortecedores adaptativos, a direção
com relação variável e o tempo de resposta do acelerador sofrem mudança de
acordo com o seletor de modos de condução do modelo. O modo “Normal” é
orientado para o conforto, enquanto o “Sport” deixa a dirigibilidade do Civic
Si mais sensível e intensa.
Interior do Si não economiza nos detalhes vermelhos (divulgação/Honda) |
Por
fora, o novo Honda Civic Si se difere dos demais pelo para-choque dianteiro com
enormes tomadas de ar laterais (falsas) e pela grade pintada de preto (igual a
do Civic Sport nacional). O para-choque traseiro também tem saídas de ar
falsas, mas o que atrai olhares ali são a saída de escape central e o
aerofólio. A cabine recebe bancos esportivos revestidos de tecido e com o
“Si” bordado em vermelho, além de costuras vermelhas no volante e na alavanca
de câmbio, que tem pomo de alumínio. Ainda há apliques imitando fibra de
carbono no painel e quadro de instrumentos com iluminação vermelha.
Bancos são um meio-termo entre os concha e os convencionais (divulgação/Honda) |
O pacote de equipamentos é equivalente às versões
mais caras do Civic vendido nos EUA e inclui ar-condicionado dual-zone, bancos
dianteiros aquecidos, sensor de chuva e central multimídia com tela de 7″ e
compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.
Menos potente que
os rivais
Além de ser o primeiro Civic Si turbinado da
história, o modelo atual foi questionado na Europa e nos EUA por ter menos
potência e torque que os principais concorrentes: seu 1.5
turbo i-VTEC produz 208 cv e 26,6 mkgf, bem abaixo do Golf GTI (220
cv e 35,7 mkgf) e do Focus ST (255 cv e 36,7 mkgf). A Honda já deu
algumas justificativas para a decisão. Posicionado abaixo do Civic Type R nos
mercados do hemisfério norte, o Si também é mais barato e mais leve que o Golf GTI e o Focus ST –
e segundo os japoneses, mais versátil e confiável. As críticas no geral têm sido
elogiosas, mas sempre levando em conta que, lá fora, ele tem a característica
de ser acessível.
Nada de CVT, automático ou automatizado: o câmbio é sempre manual, de seis marchas (divulgação/Honda) |
No
Brasil, com a escassez de concorrentes na mesma faixa de preço, seus rivais
seriam o Golf GTI 2.0 (hoje tabelado em R$ 132.250) e, num patamar mais baixo,
o DS 3 1.6 THP (R$ 92.900). Com potência intermediária entre os dois, o Civic
Si precisará ter preço igual ou abaixo do VW para ser competitivo – algo
difícil de se conseguir, levando em conta que o carro será importado do Canadá,
enquanto o Golf GTI é feito no Brasil. Fonte: quatrorodas.abril.com.br
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