Estilo segue o dos lançamentos mais recentes da Toyota (divulgação/Toyota) |
A Toyota apresentou na Tailândia, em agosto, o novo
Yaris Ativ, modelo que será fabricado no Brasil, a partir do ano que vem (no
segundo semestre). O Yaris Ativ é uma variação do Yaris, um compacto que em
2013, na terceira geração, passou a ter duas versões: “Internacional” e “Asia”.
O Yaris Ativ é o sucessor dessa versão Asia desenvolvida para mercados
emergentes – que, em geral, são menos exigentes em termos de equipamentos
(conforto e segurança). A versão tailandesa tem apenas carroceria sedã. Mas,
por aqui, haverá sedã e hatch. A motorização também muda, em relação à versão
estrangeira.
Na Tailândia, ele vem com ESP, ar-condicionado digital e lanternas de led (divulgação/Toyota) |
Lá fora, o Ativ vem com motor 1.2 de 86 cv e
transmissão CVT. No Brasil, a rede de concessionários Toyota dá como certo o
motor 1.8 de 144 cv do Corolla. Mas o 1.5 de 107 cv do Etios não está
descartado. Sempre com duas opções de câmbio: manual e automático. A razão para
isso é o posicionamento do carro em nosso mercado. Enquanto na Tailândia o
Yaris Ativ é um modelo de entrada, no Brasil, esse papel cabe ao Etios.
O interior pode ter painel de instrumentos com LCD, sistema multimídia e partida por botão (Divulgação/Toyota) |
Assim, o Ativ ficará posicionado
entre o Etios e o Corolla, na faixa de preço entre R$ 60.000 e R$ 80.000 (na
versão sedã, ele tem o porte de um Honda City). Para isso, até lá as linhas de
Etios e Corolla seriam remanejadas, com a perda das versões mais caras do
primeiro e das mais simples do segundo.
Veja esses e outros planos da Toyota
abaixo:
Corolla
Ele perde a versão de entrada, 1.8 GLi (forte nas vendas a PCD, com bancos de
tecido), no final deste ano. Em 2019, chega à nova geração feito na plataforma
modular TNGA.
Etios
Após o Yaris, deve descontinuar as versões mais caras, como a Platinum.
Após o Yaris, deve descontinuar as versões mais caras, como a Platinum.
C-HR
As vendas do SUV começam com as versões importadas, no início de 2018. Mas,
como ele é derivado da plataforma TNGA (do novo Corolla), será produzido aqui
em 2020.
Prius
Se confirmados os incentivos fiscais pedidos pela indústria para carros
híbridos e elétricos, o Prius (que também usa a plataforma TNGA) poderá ser
fabricado no Brasil na mesma época do C-HR.
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