Renault Kwid vendido na Índia ainda tem chassi instável (Latin NCAP/Divulgação) |
Circula
nas redes sociais uma notícia na qual o Renault Kwid teria recebido zero
estrela (de um máximo de
cinco) em um teste de colisão. De fato, o teste ocorreu. E,
de fato, o Kwid não obteve estrelas. Porém, o veículo em questão não foi
fabricado no Brasil. Na internet, o teste está sendo divulgado como se fosse do
modelo brasileiro. Mas se trata do Kwid produzido na Índia para o mercado indiano.
O Renault Kwid indiano é mais simples do que o nacional |
Lá, o sub-compacto da Renault começou a ser vendido há pouco mais de um
ano. Por trás dos testes está o Global NCAP, órgão independente ao qual estão
associados o Latin NCAP (que testa carros vendidos na América Latina) e o Euro
NCAP (que está por trás dos testes de carros vendidos na Europa). Essa é
a história de um carro que não desiste nunca. No primeiro teste, uma unidade sem
airbags nem ABS recebeu nota zero (nenhuma estrela) para a proteção dos adultos e duas
estrelas para a proteção de crianças. Além da falta de airbags,
contribuiu para a nota o colapso da estrutura do habitáculo dos passageiros.
Lanternas dos carros brasileiros têm elementos internos diferentes |
Após o teste, a Renault
reforçou o modelo, que foi submetido a uma nova rodada de testes de impacto.
Novamente, zero estrelas. Não houve colapso da estrutura do habitáculo, mas a
carroceria foi classificada como instável e sem capacidade de receber cargas
adicionais. O Global NCAP ainda disse ter encontrado reforços no lado do
motorista (direito, na versão indiana), mas não no do passageiro. Em seguida,
outra unidade com os mesmos reforços e airbag para o motorista foi testada. E
pela terceira vez, mesmo com a bolsa de ar nenhuma estrela brilhou. Houve
alta pressão na região do tórax do motorista após a deflagração do airbag e as
pernas dos passageiros da frente poderiam se chocar com as estruturas do
painel. Meses depois o Kwid indiano encarou seu quarto teste de
colisão. Agora com alterações estruturais mais abrangentes, airbag e cinto
com pré-tensionador para o motorista. Na quarta avaliação, então,
o Kwid vendido na Índia recebeu sua primeira estrela em proteção para
adultos após o impacto a 64 km/h.
Renault Kwid Life, que custa a partir de R$ 29.990 |
Na
época da divulgação dos primeiros, a Renault do Brasil se apressou em dizer que o Kwid nacional receberia diversos reforços estruturais. O
carro nacional inclusive é mais pesado: são 790 kg contra 680 kg do carro
indiano. Além disso, o modelo brasileiro terá quatro
airbags (dois dianteiros e dois laterais) de série em todas as versões.
É equipamento inédito entre os compactos de entrada e que também
depende de reforços nas longarinas e nas colunas B para serem instalados.
Obrigatório no Brasil, freios ABS também estarão presentes.
Subcompacto terá quatro airbags de série no Brasil |
O
que é possível adiantar é que, quando for testado pelo Latin NCAP, o Renault
Kwid brasileiro não receberá quatro ou cinco estrelas em segurança. Para
alcançar as maiores notas nos testes é necessário, além de um bom desempenho
nos testes de colisão frontal, controle eletrônico de estabilidade. E o Kwid nacional não terá este equipamento nem na versão mais cara.
Para ser classificado com três estrelas, é necessário ter ao menos alerta de
cinto de segurança desatado para o motorista. Apenas com bons resultados nos
testes de colisão frontal e lateral, um carro recebe no máximo duas estrelas. Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário