Hyundai HB20 1.0 Turbo |
Acontece
com certa frequência na indústria automotiva: dependendo da fase que está o
projeto de um carro, é preciso seguir em frente e colocá-lo no mercado, ainda
que o seu fracasso seja dado como certo. É o que pode estar acontecendo com os HB20 equipado
com motor 1.0 turbo. Durante o lançamento, nós comparamos o 1.0
Turbo com o 1.6 aspirado. Sua fase final de desenvolvimento coincidiu
com o lançamento comercial do motor 1.0 TSi, no Up!. Não, por menos, trouxemos
os dois para um comparativo exclusivo – e você pode ler aqui.
Tão logo os carrinhos começaram a ganhar as ruas, o motor passou a ser visto
pelo mercado como um verdadeiro canhão milagroso capaz de entregar, como nenhum
outro, alta performance e economia. Foi o pesadelo da Hyundai.
HB20 turbo não resistiu à concorrência do Up! TSi. Motorização 1.0 e 1.6 aspirada segue sem alterações |
“Já
sabíamos que a Volkswagen viria com um motor 1.0 turbo e tínhamos a missão de
criar um produto à altura. Mas assim que vimos o nível de sofisticação técnica
do concorrente, congelamos as mudanças, pois o custo para nivelar a briga era
proibitivo”, disse um dos engenheiros da Hyundai ao editor Péricles Malheiros,
à época do lançamento do HB20 Turbo. O reflexo mais importante dessa história
pode chegar em um ano. Uma fonte da Hyundai afirmou que a empresa esperava um
volume de vendas bem maior para a versão turbinada do HB20. “Conseguimos dar continuidade
ao HB20 Turbo na linha 2018, que acaba de ser apresentada, mas é óbvio que se o
volume seguir tão baixo, a produção não se justifica”, revelou outra fonte, sob
condição de sigilo de sua identidade. Segundo dados da consultoria Jato, o 1.0
Turbo representa apenas 2,7% das vendas do modelo (hatch e sedã) de julho de
2016 até maio deste ano. Para piorar, desde janeiro, a versão começou a
apresentar forte declínio nas vendas, caindo de 8,8% naquele mês para 1,9% em
maio.
11 jul 2017, 19h36 - Publicado em 11 jul 2017, 18h57
Nenhum comentário:
Postar um comentário