Desde 1995,
todos os dias 22 de junho seguintes passaram a ser o "DIA MUNDIAL DO
FUSCA", uma data para se comemorar este querido, simpático e útil carro. Por
que o dia 22 de junho? Sim, pois nesta data, no ano de 1934, foi assinado o
contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã e o Dr.
Ferdinand Porsche. Segundo este contrato a Eng. h.c. Ferdinand Porsche GmbH
deveria desenvolver o Volkswagen e apresentar o primeiro protótipo em 10 meses
a partir desta data. Foi o dia que deu início à vitoriosa saga do FUSCA, o dia
em que tudo começou. Como será uma data mundial, a mesma deve levar em
consideração as condições climáticas da Terra. O clima de junho é conveniente
no hemisfério norte e é agradável na maior parte do hemisfério sul. Isto fala a
favor do dia 22 de junho. O que se pretende com esta data? Ter um dia de
referência para comemorar o carro mais vendido do mundo, o carro que foi eleito
o Carro do Século e o carro que foi eleito por seus milhões de admiradores para
ser o seu objeto de estimação.
Ao lado da Kombi, o Fusca é o Volkswagen mais
carismático e amado em qualquer canto do mundo. Há uma imensa cultura em volta
do pequeno besouro, com milhares de clubes, museus, peças de roupa e decorações
todas feitas em homenagem a ele. Reunimos aqui um pouco de sua história para
comemorar o Dia Internacional do Fusca.
Volkswagen, Volkswagen Sedan, mas pode chamar de Fusca (1938-2003). Encomendado
por Adolf Hitler a Ferdinand Porsche, o Fusca original deu nome à sua marca. O
Volkswagen, ou carro do povo em alemão, nasceu em 1938 e tinha como objetivo
recolocar o país sobre rodas por meio de um carro barato e de fácil manutenção.
No Brasil, ele foi produzido entre 1959 e 1986 (apesar de ter sido montado
desde 1953 em um galpão em São Paulo), retornando depois em 1993 para uma breve
carreira até 1996 - a pedido do então presidente Itamar Franco. Em sua forma
original, ele foi produzido até 2003 no México.
New Beetle (1998-2010). Embarcando
na onda retro do fim dos anos 1990, a Volkswagen trouxe de volta o Fusca como
New Beetle. Beetle era como o nosso besouro era chamado em alguns países de
língua inglesa. O modelo usava plataforma e conjunto mecânico da quarta geração
do Golf e vestia uma carroceria inspirada no Fusca original. Apesar do forte
apelo nostálgico, não fez muito sucesso e, com preço próximo ao Golf, não tinha
argumento de venda suficiente frente seu companheiro de plataforma, nem o
charme do Fusca original.
Fusca (2011-atual). Depois
do New Beetle, a Volkswagen decidiu dar um novo propósito ao besouro. Apelou
para a nostalgia batizando o modelo com o apelido que o original recebeu (Fusca
no caso do Brasil) e adotou uma postura mais esportiva. O visual se afastou um
pouco Fusca original, mas a pegada aqui é outra: vendido no Brasil com motor
2.0 TSI de 220 cv, ele se posicionou como mais uma opção de esportivo da
Volkswagen.Porém, por ser um modelo de nicho com certo luxo, nunca vendeu como
o popular Fusca original.
Essa é apenas uma breve história das milhares de histórias que esse lendário e amado carro tem pelo mundo, eu Leonardo Lima, criador e único entusiasta autor do blog, sou um grande apaixonado pelo eterno Fusca, principalmente o clássico, e lógico, que nessa data tão falada e importante no mundo dos carros que tanto amo, não poderia deixar que o Leo Super Cars ficasse de fora das muitas homenagens. Grande abraço a todos, do autor do blog Leonardo Lima.
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