Um recado para quem está sonhando com um EcoSport mas está com o
orçamento baixo ou anseia encarar mais do que uma estradinha de terra: a partir de 15000 reais você pode encontrar um veículo que faz as
vezes de automóvel de segunda a sexta e se transforma em um jipe aos fins de
semana. Apresentamos o Suzuki Vitara. Antes que alguém diga que a Suzuki deixou
de vender carros no Brasil, lembramos: 1) o preço dos modelos mais antigos,
como os de 1993 a 1997, não caiu e - na opinião de analistas do mercado - não
deve cair, pois tem um público fiel que mantém a procura sempre constante;).
A maioria das peças já era importada por lojas independentes muito antes de a Suzuki fechar as portas. Quer mais? Não são raros os casos de donos de Gol ou Fiesta que trocaram
seu popular para experimentar a fama do jipe. Em geral eles estranham o
comportamento, já que pula mais que o normal, mas gostam da agilidade no
trânsito urbano e da facilidade em estacioná-lo. A lógica desse público é
simples: preferem pagar 18000 reais num Vitara 1995 todo equipado a ficar com
um 1.0 básico pelo mesmo preço. O popular novo desvaloriza de 10% a 15% no
primeiro ano, enquanto o Vitara usado praticamente vai manter o mesmo preço.
"O Vitara mantém uma distância livre de 20 centímetros do solo,
como convém a um veículo para rodar sobre os piores terrenos possíveis. Nem por
isso é duro como um jipe. Ao contrário, tem uma suspensão semelhante à de um
Uno. Por mais que se destaque pela robustez, o Vitara impressiona devido ao
conforto. Tudo prima pelo bom gosto e funcionalidade. O carro desempenha com a
mesma desenvoltura tarefas amenas do dia-a-dia ou as mais pesadas, como um fim
de semana em trilhas desafiadoras." A procura pelo jipinho começa pelo nome. São duas denominações: Vitara e
Sidekick - o primeiro geralmente tem três portas e o segundo, cinco.
Geralmente, pois há exceções. Para cada um há a opção Metal Top (teto rígido) e
Canvas Top (capota de lona). Evite os modelos carburados, mais antigos (1991 e
1992), cujas peças são mais difíceis de encontrar. Prefira os pós-1993, com
injeção eletrônica, até 1997. No ano seguinte, o modelo foi reestilizado e
ficou maior - e mais caro.
Encontrar o carro ideal depende do perfil do novo proprietário. Para
quem não leva mais de um passageiro e quer desempenho mais radical no
fora-de-estrada, a escolha é o Vitara três portas, com motor 1.6 oito válvulas
de 81 cavalos. Quanto à capota, normalmente a Metal Top é mais valorizada nos
grandes centros urbanos e a Canvas, bem cotada em cidades litorâneas. Há quem
rejeite a Canvas devido à falta de segurança - é mais fácil de ter o interior
violado - ou por que é mais barulhenta. Aos interessados, é bom lembrar dois defeitos. O principal deles é a
manutenção. Com a saída da Suzuki do mercado de novos, as peças - que já eram
mais caras que as de um nacional - tiveram aumento de 30%*. Mas mesmo assim as
lojas independentes ainda ganham em preço e prazo de entrega. Enquanto um
amortecedor dianteiro custa 450 reais numa autorizada, as independentes cobram
250 reais.
A alternativa adotada por proprietários tarimbados em mecânica é adaptar
peças de outras marcas. A bomba de gasolina do Corsa ou o compressor do
ar-condicionado do Gol geração 3, por exemplo, podem ser usados no lugar das
originais. Mas certifique-se com as oficinas especializadas na marca quais são
as adaptações possíveis.
Fonte: Revista Quatro-Radas
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