Foi fundado em 1995
no Ceará por Rogério Farias e em 1997 o empresário Mário Araripe adquire a
empresa e investe na expansão da fábrica e na linha de produtos. Nesses últimos
nove anos, a Troller ganhou visibilidade apenas com o jipe T4, hoje com motor
eletrônico MWM/International 3.0, Intercooler, de 163 cavalos. Mas também se
tornou especialista em veículos especiais, ao desenvolver o jipe militar,
carro-bombeiro e aqueles destinados às operações em minas.
Os primeiros veículos
da Troller que eram o modelo RF Sport (1997 - 1999) (em 1999 foi lançado o T4
como sucessor do RF Sport) saíram da linha de produção com motor à gasolina VW
AP 2.0 de 114cv (foi usado até 2001) e, na sequência, com motor mecânico MWM
Diesel 2.8 de 115 cavalos líquidos (132cv brutos) (2001 até o final de 2005). Desde fevereiro de 2006, no entanto, a Troller passou a
disponibilizar a picape Pantanal. Com esses dois produtos, a montadora ampliava
sua atuação no nicho de veículos especiais em que se posicionava.
Mais tarde a picape Pantanal foi retirada do
mercado, e as unidades que haviam sido vendidas foram recompradas pela Ford,
pois apresentaram problemas no chassi. No distrito industrial de Horizonte, a
37 quilômetros de Fortaleza, operam os departamentos de design,
engenharia, produção e recursos humanos e, em São
Bernardo dos Campos, os
departamentos comerciais, marketing, pós-venda e suprimentos.
CURIOSIDADE... A Troller comercializará 45 unidades
da série especial limitada para o T4 batizada de Desert Storm. A versão conta
com visual exclusivo e conta ainda com mais equipamentos. O T4 Desert
Storm vem com pintura especial na cor Bege Atacama fosco. A capota rígida
removível segue a mesma cor do restante da carroceria. O Desert Storm será
comercializado por R$ 96.900 e a garantia é de dois anos e oferece serviço de
assistência 24 horas em todo o território nacional.
O jipe
é equipado com “snorkel”, guincho com capacidade de 4,3 toneladas, para-choques
especiais, peito de aço, protetores de lanternas, ponteiras off-road com
manilha, capa de estepe e grafismos laterais exclusivos, além de sobrecapa dos
bancos em neoprene. Completando o pacote o T4 conta com ar-condicionado,
direção hidráulica, trio elétrico, desembaçador traseiro, faróis de neblina,
santantônio, bagageiro de teto, eixo traseiro antiderrapante Trac-Lok, rodas de
alumínio, pneus 255/75 R15 AT, sistema de roda livre nas rodas dianteiras,
banco traseiro bipartido, rebatível e escamoteável, apoio para cabeça em todos
os bancos e conector do sensor de velocidade para equipamento de navegação.
ACONTECIMENTO QUE MUDOU A HISTÓRIA DO TROLLER...
No dia 4
de janeiro de 2007, em audiência com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Ford para a América
Latina anunciou a aquisição da
Troller, que passa a fazer parte do grupo, juntamente com Lincoln, Mercury e Mazda.
FICHA...
Carroceria: É um veículo de 2 portas e possui
duas versões: capota rígida de fibra ou capota de lona, ambas removíveis. Motores: 2.0 AP a gasolina (1999 até 2001); Com 114 cv; chegava a 150km/h, Motor MWM 2.8 Diesel (2001 até o final 2005); Com 132 cv brutos (115 cv liquídos); chegava a
170km/h Motor NGD 3.0 Diesel Eletronico (a partir do final
de 2005 até atualmente). Com 163 cv; chega a 180km/h Marcha: Usa diferenciais Dana 44, Caixa de câmbio Eaton a
partir de 2001 e caixa de transferência Borg Warner 1352.
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