AUDI QUATTRO - CONVENCIONAL
AUDI QUATTRO - CAMPEÃO DE RALI
O
AUDI Quattro foi um
modelo de tração integral produzido pela Audi visando
a participação em ralis. E considerado o
melhor carro de ralis da
história automobilística. Foi um carro um pouco polêmico por ter tração
integral, porque na época carros com tração 4x4 eram sinônimos de problemas.
Mas o Quattro mudou esse conceito, fazendo uma tração integral que não dava
problemas técnicos frequentes. Começou fazendo sucesso nos ralis,
principalmente nas mãos de Stig Blomqvist. O primeiro título do Quattro foi no
rali da Costa do Marfim, em 1984, com um temido motor de 420 cavalos de potência,
que logo seria equipado com um poderoso turbo compressor, atingindo a
impressionante potência de 509 cavalos. Para se qualificar para a categoria do
Grupo B, apenas 220 unidades foram fabricadas, com pouquíssimas delas
destinadas para o uso nas ruas, e todo o resto foi para o rali. Mas em 1986, os
concorrentes começaram a produzir carros mais potentes para derrubar o Quattro
nos ralis.
Modelos
como Peugeot 205 T16, MG 6R4, Ford RS200 e Lancia Delta Integrale, começaram a
substituir o Quattro. Porém, todos os carros do grupo B foram banidos do rali
após acidentes horríveis em 1986. Foi ali, então que o Quattro saiu de linha.
Um final triste para o carro que nós deveríamos agradecer por hoje existirem
carros com tração integral.
CURIOSIDADE...
O
Quattro é mais conhecido por aparecer na série policial britânica Ashes to ashes, em que um Audi
Quattro B3 1983 da cor vermelho é o carro dos
protagonistas, aparecendo em quase todos os episódios. Apesar de que em um dos episódios
o carro leva pequenos danos.
Fonte: .wikipedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário