O Fiat
127 foi lançado em 1971 na Europa, sendo no ano seguinte eleito
carro do ano pelos jornalistas europeus. Considerado um super mini tinha 3,59
metros de comprimento, 1,53 de largura, 1,37 de altura e 2,3 de distância entre
eixos.
O
Fiat 127 europeu era proposto com duas motorizações: uma de 900cc de cilindrada
e outra de 1050cc de cilindrada. De início, foi apenas produzido numa versão de
2 portas, em que a tampa da bagageira não incorporava o vidro traseiro, sendo
apresentada ao público a versão de 3 portas em 1972. m 1975 foi
o carro mais vendido na Europa, batendo assim os seus concorrentes, como por
exemplo, Volkswagen Polo, Renault 5 e até mesmo os mais
populares Volkswagen Fusca e Citroën 2CV.
A
primeira reestilização foi em 1977 tornando o 127 mais moderno e
"redondo". E em Novembro de 1981 veio a sua última
renovação visual.Apesar de em 1983 ter sido introduzido o seu
presumível sucessor o Uno, a produção do 127 só cessou em 1987, com um
total de 3,8 milhões de unidades produzidas. O
Fiat 127 foi também produzido pela espanhola Seat a partir de 1972
com a designação de Seat 127, sendo este exatamente igual ao seu irmão Fiat,
nas versões de 2 e 3 portas, às quais foram acrescentadas duas novas versões de
4 e 5 portas, em que a única diferença, para além das portas adicionais, era o
portão do porta bagagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário