Com o downsizing cada vez mais se aprimorando e se popularizando, o
mercado brasileiro chegou ao ponto em que um modesto motor 1.0 TSI do Volkswagen Golf consegue
gerar 125 cv e 20,4 kgfm de torque com etanol. Quando o assunto é força
no mundo real, quem manda é o torque. E tem muito carro 1.8 e 2.0 por
aí que são mais fracos que o novo 1.0 turbo da VW. Veja alguns deles.
Veja a Lista:
Chevrolet Spin 1.8
Mesmo tendo revisado a
motorização 1.8 para a Spin, o propulsor 1.8 aspirado da minivan da
Chevrolet gera apenas 111 cv e 17,7 kgfm.
Fiat Toro 1.8
Mesmo tendo mais potência com etanol (139 cv) que o Golf, o motor 1.8 aspirado da Fiat Toro entrega apenas 19,3 kgfm de torque.
Ford EcoSport 2.0
Mesmo
tendo o dobro da capacidade cúbica, o 2.0 flex aspirado do Ford
Ecosport entrega 19,7 kgfm com etanol. A potência, porém, é maior: 147
cv.
Honda Civic 2.0
Nem o recém apresentado
Honda Civic conseguiu superar o Golf 1.0. Nas versões equipadas com
motor 2.0 flex aspirado, o sedã entrega 19,5 kgfm de torque com etanol.
A potência de 155 cv é superior.
Mitsubishi ASX 2.0
Mais
um SUV 2.0 aspirado que tem menos torque que um Golf 1.0 é o Mitsubishi
ASX. Abastecido exclusivamente com gasolina, o torque é de 20,1 kgfm e a
potência é de 160 cv.
Nissan Sentra 2.0
Mais
um sedã 2.0 que perde em torque para o Golf 1.0 TSI é o Sentra. O
propulsor flex aspirado entrega 20 kgfm e 140 cv com etanol.
Renault Fluence 2.0
O
Renault Fluence se esforça e quase empata com o hatch da VW em torque,
mas 20,3 kgfm com etanol ainda é um número inferior ao do motor 1.0
turbo do Golf. A potência, porém, é um pouco maior que a do Sentra: 143
cv.
Toyota Corolla 2.0
Nem o todo poderoso
Corolla, mesmo com o motor 2.0 flex aspirado, conseguiu superar o Golf
1.0. O Toyota entrega 20,3 kgfm com etanol assim como o Fluence, mas a
potência chega a 154 cv.
Audi A1 1.4 TSFI
Entrando
nos modelos que já entraram na era do downsizing e mesmo assim ainda
não conseguem ser superiores ao Golf 1.0, o Audi A1 em sua configuração
de entrada traz um motor 1.4 turbo com injeção direta de combustível a
gasolina entregando números idênticos ao 1.0 da VW: 20,4 kgfm de torque e
125 cv de potência.
Ford Fiesta 1.0 Ecoboost
Em
termos de configuração de motor, o Fiesta Titanium Ecoboost da Ford
traz também um motor 1.0 turbo com injeção direta, mas movido apenas a
gasolina. Os números do motor Ford são 125 cv (empate) de potência, mas o
torque é bem menor: 17,3 kgfm. Fonte: http://www.msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário