Em 1973, a Volkswagen lançava a Brasília, algo que viria a se tornar um grande sucesso no Brasil. Mas
já em 1978, a marca já havia assinado a morte de seu compacto, que só sairia de
linha quatro anos depois, no ano de 1982, dando lugar a um hatchback menor e
mais moderno. Esse carro era o
Gol, que foi lançado dois anos antes da morte de Brasília. O motor era um 1.300
de 47 cv herdado do Fusca. O visual era mais agradável que o da Brasília, já
que era inspirado no modelo europeu Scirocco.
Buscando uma versão esportiva, para concorrer com Escort XR3,
a Volkswagen lançou em 1984 o Gol GT, com motor 1.8 de 99 cv. Isso era apenas
uma farsa: carros com potência declarada em menos de 100 cv não pagava IPVA.
Mas na verdade o Gol GT já podia rodar com 105 cv! O visual contava com grade
na cor do carro e faróis auxiliadores.
Em 1987, o Gol assumiu a liderança do mercado, algo que ele
tem até hoje. Mas com isso, a Volkswagen deu um tapa no visual do GT, que a
partir desse ano começou a se chamar Gol GTS. O carro tinha a mesma potência
declarada de 99 cv, mas o visual era pouco diferente: os auxiliadores
continuavam, mas a grade passou a ser preta.
Em busca de algo totalmente novo, a Volkswagen pensou em um
novo esportivo na base do Gol: foi em 1988 que a marca lançou o Gol GTi: o
hatch viria a se tornar um modelo revolucionário: além de ter motor 2.0 de 120
cv, o GTi inaugurava a era da injeção eletrônica no Brasil. A briga para
inaugurar isso vinha contra a General Motors, querendo lançar isso no Monza,
mas se atrasou junto com os planos de lançar o sedã movido à álcool no Brasil.
O 0-100 km/h do carro era impressionante: o GTi completava
isso em nada mais que 9,5 segundos! Isso era (e ainda é) ótimo, pois na época
estávamos no início dos anos 90! A velocidade máxima era de 185 km/h. No primeiro ano de vendas, o carro era exclusivo a 2
mil unidades, sem contar que o carro vinha apenas na cor Azul Mônaco [foto].
Apenas em 1990 o carro ganhou outras cores, como vermelho, branco, preto,
amarelo e vinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário