Em 1963,
quando as formas longilíneas do Jaguar E-Type conquistavam o mundo, a fábrica
inglesa anunciou a construção de 18 unidades de uma versão Special GT para
competição. Apenas 12 foram feitas, o que deixou para a história uma pendência
agora assumida pelo fabricante. Para o evento de carros clássicos de Pebble
Beach, na Califórnia, EUA, a Jaguar Land Rover Special Operations construiu o
protótipo Lightweight (leve) E-type, ao qual se seguirão os seis exemplares de
venda ao público, destinados a competições de automóveis antigos. Os números de
chassi são os reservados para o Special GT meio século atrás.
Dentro da
proposta de baixo peso, a carroceria foi feita em alumínio, tanto no monobloco
quanto em painéis como portas, capô e tampa do porta-malas, e o teto do mesmo
material pode ser retirado. A medida resultou em 114 kg a menos que no E-type
original de aço. As formas e o interior são típicos dos anos 60, incluindo
volante de madeira e bancos revestidos em couro de alto padrão. O motor de seis
cilindros em linha e 3,8 litros, configuração original da época, usa três
carburadores para obter potência de 340 cv e torque de 38,7 m.kgf, transmitidos
a uma caixa manual de apenas quatro marchas, mas a injeção mecânica oferecida
no Special GT foi aplicada a este protótipo. Nas suspensões, pneus e freios, o Lightweight
segue os padrões do carro original.
Fonte: http://bestcars.uol.com.br/
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