Enfim, uma luz. A
Karmann Ghia, a única encarroçadora ainda em funcionamento desde os primórdios
da indústria automotiva no país, continuará na ativa. Graças ao movimento de
novas indústrias se instalando por aqui, faz planos para crescer e quem sabe presentear
os consumidores com uma releitura do projeto cinquentão. Em 2012 comemorou-se
50 anos do primeiro esportivo Volkswagen produzido no Brasil. O projeto nasceu
em 1955 quando a fábrica viu a necessidade de expandir seus horizontes, até
então só produzia o Fusca e a Kombi, aproveitando uma demanda que procurava
novidades.
O belíssimo design
arredondado surgiu nos estúdios Ghia italiano. A carroceria passou a ser feita
pela Karmann alemã, bem como itens do interior. A mecânica ficava a cargo da
Volks. Em Terra Brasilis, as duas
primeiras se uniram para produzir o esportivo – modelo Type 14 e TC - e dali
passou a atender outros projetos da parceira, como o SP2. Com a evolução do
mercado outras montadoras precisaram dos seus serviços: Ford, Peugeot, Land
Rover, outras.
Há algum tempo
passaram a diversificar o portfólio de atividades, enfim não está fácil para
ninguém, e quem acompanhava os últimos anos da Karmann Ghia sabe que houve
momentos delicados. “Não era uma empresa representativa dentro do grupo”
cheguei a ouvir. O que me fez roer unhas. Agora que a empresa foi comprada pela
IPL Industrial, que de pronto está investindo US$ 15 milhões na modernização da
unidade, volto a ficar tranquila.
Agora que ressurge o
Fusca, parece apropriado para o Karmann fazer o mesmo. Ao que parece haverá
concurso de design universitário para uma versão moderna do esportivo e sua
possível produção em série.
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