sábado, 8 de setembro de 2012

PICAPE D-20: Sua força e sua durabilidade garantiram o sucesso de sua história.


A picape D20 veio para substituir a linha D10, que já contava com bastante tempo de mercado em 1984. Era robusta e fazia sucesso, mas era hora de mudar. E pegou a Ford de jeito, pois a linha F mudara em 1972 e só viria a ter outra mudança em 1993. E estamos em meados da década de 80. Em abril de 1985 a GM inicia a produção da picape com motor Perkins Q20B, de quatro cilindros, 3.871 cc e aspiração normal, com 90 cv a 2.800 rpm e 28,1 kgfm de torque a 1.600 rpm. Havia a versão básica e a De Luxe, que por sua vez apresentava pintura em dois tons, rodas esportivas, friso decorativo na parte inferior, vidros verdes, painel mais completo etc. Embora seja praticamente do mesmo tamanho da D10, era bem maior e mais espaçosa internamente, assim como a caçamba abrigava mais carga (era 40 mm mais curta, em relação à antiga D10, mas 140 mm mais larga e bem mais profunda, com 3,477 metros quadrados de área útil e 1.843 litros).
O painel era novo, lembrando um pouco o utilizado em carros da GM da década de 70, como o Camaro, e trazia o interessante horímetro, que marcava quantas horas o motor estivera em funcionamento. Assim, uma hora equivalia a 100.000 rotações do virabrequim.
A D20 ganhou uma versão de cabine dupla em 1986, sendo que três anos depois passou a ser oferecida também com tração nas quatro rodas. Não passou por grandes mudanças ao longo dos anos seguintes, sendo que em 1992 passou a contar com novo motor Maxion (ex-Perkins, na verdade) S4 e S4T (92 cv e 120 cv respectivamente). No ano seguinte, novos faróis trapezoidais; em 1994, novo painel de instrumentos e motor S4T-Plus, de 150cv e freios ABS no eixo traseiro. Nesse mesmo ano a linha é transferida para a Argentina, onde vai ser produzida até março de 1997, para ser substituída pela Silverado.  Por tudo isso, a picape D-20, garantiu seu respeito entre os grandes carros, pois todos que foram o ainda são proprietário dessa picape, garantem a verdadeira qualidade e durabilidade desse carro que é uma verdadeiro símbolo de nossa região. Quem tem ou já teve uma D-20, garante, não há picape melhor.

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