quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Fábrica do Mini, em Oxford. Lendária montadora inglesa com mais de 100 anos de história no mundo inteiro.


A fábrica de Oxford onde é montado o Mini e tem uma grande tradição de mais 100 anos. O primerio carro montado no local foi um Morris Oxford “Bullnose”, criado por William Morris. O carro ganhou esse apelido (nariz de boi) por causa de um detalhe de latão em volta do radiador. A produção inicial era de 20 unidades semanais, mas o negócio se expandiu rapidamente e ao longo dos 100 anos saíram dali 11,65 milhões de automóveis. Atualmente, a fábrica tem 3,7 mil colaboradores, que fabricam até 900 Mini por dia. O volume total do novo carro (surgido em 2001, veja adiante) já passou de 2,25 milhões. Segundo a mondadora, há um grande investimento em curso para novas instalações dedicadas à próxima geração do carro. Nas décadas seguintes ao início da produção do Bullnose foram montados carros de marcas inglesas reconhecidas como MG, Wolseley, Riley, Austin, Austin Healey, Mini, Vanden Plas, Princess, Triumph, Rover e Sterling. A fábrica também montou veículos Honda, além do Mini. Em vários estágios de sua história também fabricou aeronaves, ambulâncias e veículos militares. Durante os anos 1960, a indústria chegou a ter 28 mil funcionários produzindo uma extraordinária variedade de modelos. Em 1994, como resultado da globalização, tornou-se parte do Grupo BMW. Hoje, Oxford produz o Mini em diferentes versões de carroceria. Os investimentos em curso incluem mil novos robôs. 

ALGUNS MARCOS NA HISTÓRIA DA FÁBRICA:

Morris Oxford “Bullnose”, 1913-1926 
Primeiro carro de William Morris ficou conhecido como Bullnose (nariz de boi) por causa de um detalhe de latão ao redor do radiador. Foi o carro mais vendido na Inglaterra em 1924
Morris Minor, 1928-1932Um carro pequeno e acessível, que deu popularidade à fabricante Morris. 
Morris Minor, 1948-1971
Grande passo à frente em dirigibilidade, frenagem e espaço, o carro foi desenhado por Alec Issigonis. Foi o primeiro automóvel britânico a passar de um milhão de unidades vendidas. 

Mini, 1959-1968; O Mini foi outra criação revolucionária de Alec Issigonis. O carro disseminou o conceito de motor transversal e tração dianteira, que redefiniu a construção de carros pequenos. É de longe a configuração mais presente nos automóveis atuais. Segundo a montadora, 5.387.862 veículos do modelo original foram produzidos. 



Novo Mini, 2001-2006; Depois de a Volkswagen ter aberto caminho com seu New Beetle nos anos 1990, o Mini também encontrou espaço para ressurgir, maior e com acabamento mais elaborado. Em 2002 recebeu opção conversível. Diferentemente no Mini clássico, o novo carro superou as expectativas de vendas desde o início.

Mini, 2006 até os dias atuais; Redesenhada, a segunda geração do modelo ficou mais espaçosa e recebeu maior número de componetes de alumínio para redução de peso e novos motores a gasolina fabricados pela BMW em Birmingham. Está entre os primeiros automóveis a utilizar a tecnologia Start-Stop, que desliga e religa o motor no anda-para do tráfego pesado para economizar combustível e reduzir emissões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário