quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Lada Laika - Lembra dele? Um carro russo que fez sua história aqui no Brasil.

Baseado no Fiat 124, o Lada 1200 foi lançado na então União Soviética em 1970. O pequeno sedã -- que logo ganhou a companhia de uma station wagon -- tinha a função de ser um veículo acessível e robusto. Cumpriu essa missão tão bem que, mesmo sem ser atualizado de maneira significativa (as poucas mudanças que diferenciam o modelo inicial, de código VAZ-2101, do atual, o VAZ-2107, ocorreram nos conjuntos ópticos), acumulou fãs e vendeu mais de 16 milhões de unidades (no Brasil, onde chegou em 1990, foram cerca de 33 mil).
Em 1990, quando os carros importados foram finalmente aceitos no Brasil, os primeiros modelos a chegarem foram os da Lada. Por causa de seu preço acessível, os Lada foram os carros importados mais vendidos em nosso país entre 1990 e 1992. Só que o fascínio acabou rapidamente, pois muitos perceberam a falta de qualidade dos Lada, bem como a falta de linhas atraentes em seu design. 
Entre 1990 e 1997, mais de 30.000 Lada chegaram por aqui. E acredita que o tal do Lada Laika, que hoje é encontrado por 3.000 reais por aí, ainda é o segundo carro mais vendido da Rússia? Só fica atrás do Lada Kalina, um modelo bem mais moderno.


A Lada tem hoje 24% de participação no mercado automotivo russo, e marcas como GM e Volkswagen coçam a cabeça para conseguir meios de destronar a fabricante local. O ponto é que um Laika, conhecido lá por 2105 ou 2107 na versão de luxo (foto) custa a metade de um Focus ou Polo, por exemplo, e tem mecânica muito fácil de mexer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário