sábado, 27 de dezembro de 2014

55 anos do Primeiro Mini produzido na Inglaterra, uma história linda de uma nação que respira automobilismo e conserva um clássico como Mini. Reportagem de Auto Esporte.

Primeira geração tinha 3,05 m de comprimento, e levava quatro pessoas. Revolucionário para a época, tinha motor montado na transversal.


O Mini, modelo ícone dos automóveis ingleses, completou 55 anos em agosto deste ano. A primeira unidade saiu da fábrica da British Motor Corporation, em Birmingham, no dia 18 de agosto de 1959, com um conceito revolucionário para os automóveis da época, de aproveitar de forma racional o espaço interno em um modelo de tamanho reduzido.
MINI 1959 CLÁSSICO
O projeto de Alec Issigonis previa um modelo econômico e compacto. Com apenas 3,05 m de comprimento (um Volkswagen Gol tem 3,91 m), mas 2,03 m de entre-eixos eram considerados adequado para levar quatro pessoas. O motor de quatro cilindros 0.8 com 34,5 cv era montado na transversal, fato raro na época. Apesar da pouca potência, o peso reduzido, de 585 kg ajudavam na locomoção em meio ao tráfego urbano.
FOTO CLÁSSICA DO MINI
Depois de passar para as mãos da BMW, em 2001, o Mini sofreu uma completa reformulação. O carro cresceu e ganhou outros membros na família, perdendo parte da proposta original, porém mantendo o design que hoje é considerado retrô. A linha atual conta com as versões Hatch (três e cinco portas), Roadster, Cupê, Cabriolet e os crossovers, Countryman e Paceman.
Fonte:http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário