sábado, 27 de outubro de 2012

BMW M1 1978 - 1983. Esportividade e qualidade


A BMW sempre fabricou carros de alta qualidade, não é atoa que a empresa é uma das mais tradicionais e respeitadas no mundo automobilístico, o modelo esportivo M1 chamou a atenção no final da década de 70 e no começo da década de 80, por sua desenvoltura, design moderno (ainda em comparação a épocas de hoje, imagine então para época de sua produção) e a qualidade do motor de seis cilindros.  

O cupê M1 foi construído entre 1978 e 1981 no âmbito da divisão Motorsport da BMW como uma homologação especial para corridas de carros. A carroceria foi desenhada por Giugiaro. Inspirando-se em 1972 mostram carro BMW Turbo. Originalmente, a BMW encomendou a Lamborghini para trabalhar os detalhes do chassi do carro, montar protótipos e fabricar os veículos, mas a situação financeira da Lamborghini dava o entender que a BMW reassumiu o controle sobre o projeto em abril de 1978, depois de sete protótipos que foram construídos. Apenas 456 M1s de produção foram construídos.

Apesar de o carro nunca ter sido um grande sucesso de corrida, o M1 é lembrado como um supercarro, refinado e civilizado, na tradição genuína BMW, com grande movimentação e qualidade de construção estelar. Em 2004, Sports Car International nomeou o carro número 10 na lista de melhores carros desportivos da década de 1970. 

DETALHE... O M1 foi o primeiro e único modelo da BMW equipado com motor central, um propulsor 3.5 6L que produzia 277 cv. Era feito artesanalmente pela BMW motorsport. 
Fonte:netcarshow.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário