segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Lancia Stratos, uma máquina digna de vencedores e muito rara

Com somente 492 produzidos, o Stratos é hoje em dia muito raro, por isso conhecemos pouco sobre sua valiosíssima história, a Lancia é uma das mais tradicionais marcas do mundo, vale a pena conferir...



O Lancia Stratos HF, conhecido simplesmente como Lancia Stratos foi um bem sucedido carro de rali durante a década de 1970 e o início da década de 1980. O carro deu início a uma nova era no ralli, pois foi o primeiro carro projetado de propósito para este tipo da competição.


A carroçaria foi projetada por Bertone e a disposição técnica foi vagamente baseada num concept car chamado Stratos Zero, com um motor Lancia Fulvia V4, o qual foi apresentado na Exposição de Automóveis de Turim de 1970. A carroçaria era em forma de cunha, e bastante curta e larga, a qual aumentava a tração. Em 1971 a Lancia apresentou o protótipo Lancia Stratos HF.

O protótipo (chassi 1240) foi pintado em vermelho florescente com para-brisas envolvente em forma de crescente de modo a fornecer a máxima visibilidade dianteira e uma visibilidade traseira quase nula (desnecessária em rally). Nos estágios iniciais de desenvolvimento, o protótipo foi equipado com três motores diferentes: o motor Lancia Fulvia, o motor Lancia Beta e o motor traseiro Ferrari Dino V6 de 2,4 litros e 190 cv.

A Lancia realizou testes extensivos com o Stratos fazendo-o competir em diversos eventos, onde os protótipos do Grupo 5 eram permitidos, durante temporadas de 1972 e 1973. A produção de 400 carros, necessária para a homologação no Grupo 4 foi lançada em 1973 e o carro foi homologado para o Campeonato Mundial de Rally de 1974. O motor Ferrari Dino V6 foi substituído em1974, mas foram construídos 500 motores, os últimos a serem produzidos, para a Lancia.


Para a competição, o motor foi afinado até 280 cv tendo chegado a 560 cv com a montagem um turbo compressor kkk. As versões com motor turbo eram apenas permitidas no grupo 5 e nessa altura, estas, não possuíam a fiabilidade que as aspiradas tinham.









Nenhum comentário:

Postar um comentário