quarta-feira, 15 de maio de 2019

Dodge Model 30: Model 30 foi primeiro carro da marca, criado para concorrer com o Ford T ainda em 1914


O Dodge Model 30. O carro foi criado pelos irmãos Horace e John Dodge e lançado em 1914 para concorrer com o Ford T, mas com inovações tecnológicas para a época, como estrutura inteiramente de aço e sistema elétrico de 12 volts. A companhia rapidamente conseguiu sucesso, se mantendo atrás apenas da pioneira Ford. A marca Dodge já existia desde 1900, como fabricante de autopeças sediada em Detroit, Estados Unidos.

A passagem para o controle da Chrysler aconteceu já nos anos 1920, após a morte precoce dos dois fundadores e de uma queda nas vendas da marca. Posicionada acima da Plymouth (já controlada pela Chrysler) e da DeSoto, a gama da Dodge foi focada em modelos mais simples do que os Chrysler, mas com alguma sofisticação ao longo da década de 1930. Mas foi após a Segunda Guerra Mundial que a linha da marca cresceu. No fim dos anos 1940 a Dodge lançou seu primeiro motor V8 e em 1955 uma nova linguagem visual, com os traços tipicamente norte-americanos da época. Já na década de 60, importantes nomes apareceram, como o Dart e o pequeno Polara, mais conhecidos no Brasil, assim como uma veia esportiva mais declarada de seus modelos, principalmente em relação aos mais luxuosos Chrysler de então. 
No Brasil, a marca chegou a produzir os Charger e Dart em São Bernardo do Campo (SP) nos anos 1970, além do próprio Polara. Já no início dos anos 2000, a picape Dakota foi fabricada em São José dos Pinhais (PR), com direito até a motor V8 na versão R/T. Hoje a Dodge continua sob o guarda-chuva da Chrysler, controlada pelo Grupo Fiat. Por aqui, apenas os Journey e Durango estão disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário