quinta-feira, 26 de maio de 2016

Os incríveis anos 70 e nossos Carros brasileiros - Matéria do jornalista J Paz Filho. Muito bem colocada e vale a pena conferir.

Os anos 70 marcaram uma profunda mudança no comportamento dos brasileiros e o automóvel foi um dos maiores responsáveis por isso. A grande maioria das montadoras lançou carros criados no exterior com adaptações para o consumidor nacional. Quem mostrou o caminho certo foi a Volkswagen, ao criar veículos de concepção local.
PASSAT
Lançado em 1974, veio para enfrentar os veículos da Ford (Corcel) e Chevrolet (Opala). Era um carro muito à frente da concorrência. 
- Vinha com um motor 1.5,  um câmbio excelente e ótima estabilidade. O Passat TS (uma versão esportiva, com mais potência) era o sonho de consumo de quase todos os homens que tiravam a sua carta de motorista com 18 anos. 
Acho estranho terem tantos fãs clubes de outros carros – como o Chevete –  e poucos do Passat,  um carro que marcou história no Brasil.
OPALA
- As vezes é difícil entender como um produto faz sucesso.  O Opala da Chevrolet é um desses casos.  Feio,  gastão,  um câmbio bem mais ou menos e uma falta de estabilidade absurda, mesmo naquela época.
- Hoje,  não alcançaria nem uma estrela num teste do Latin Ncap.
- Mas não dava problemas e tinha um motorzão extremamente confiável. Exatamente o oposto do seu concorrente Maverick,  da Ford.




MAVERICK
- Lançado pela Ford em 1973, veio para competir com os Opala da Chevrolet. Era infinitamente mais bonito do que o Opala, mas as adaptações feitas pela engenharia da Ford brasileira, para baratear os custos de produção, foram um equívoco.
- Tinha um antiquado motor herdado da Willys, grande, pesado e beberrão. E também revelou-se inadequado para o uso familiar, com sua coluna traseira baixa, típica dos Fastback norte-americanos.

CHEVETTE
- Foi o primeiro carro popular da Chevrolet. - Entrou no mercado com um novo conceito,  menos “pelado” do que o Fusca.
- Com um acabamento mais refinado e direcionado a uma nova classe média com maior poder aquisitivo acompanhando o milagre econômico do governo militar.





BRASÍLIA
- Bonito ele não era (nessa parte eu descordo). Nem mesmo nos anos 70. Mas foi inegavelmente um dos maiores – e melhores – projetos da engenharia e do design da indústria automotiva nacional.
- Sim, não há incongruência em se dizer que o Brasília era meio feio mas tinha um bom design. Um carro feito de dentro para fora, como anunciava os seus anúncios, combinava um bom espaço interno com dimensões externas reduzidas.
Um conceito tão revolucionário que acabou virando um parâmetro para outros projetos de veículos de todas as montadoras no Brasil.
FIAT 147
- Ao contrário do Brasília, o projeto do Fiat 147 era italiano, uma adaptação da montadora para as condições brasileiras. O motor 1300cc era eficiente e veloz, se comparado ao Fusca. Mas um câmbio medonho quase liquidou com a marca no Brasil.

CORCEL
- A grande aposta da Ford para competir no segmento dos carros médios no país.  Tinha um acabamento refinado para a sua categoria. 
- O motor não era muito confiável e os encaixes mal feitos deixavam passar muito mais água do que o aceitável para os carros da época.







GALAXIE
- Derivado do modelo norte-americano de mesmo nome, foi durante a sua existência (1967/1983) o veículo mais caro do país. Sem dúvida o maior símbolo de status dos anos 70.
- Gastão ao extremo,  mas vinha com uma suspensão absurdamente macia,  um motor potente e confiável e recursos ausentes na maioria dos outros veículos brasileiros, como ar-condicionado,  suspensão independente e  transmissão automática. Um luxo na época.
- Sua curta existência terminou na crise do petróleo iniciada na década de 1970.
PUMA
- O Puma foi um projeto nacional, o carro dos sonhos de quase todos os adolescentes da década de 1970. O que chamava a atenção? Um design que lembrava dois dos maiores mitos automobilísticos de todos os tempos: o Lamborghini Miura e o Porsche 911.
- Feito com fibra de vidro, vinha com o motor fraquinho, 1.6 da Volkswagen, e um painel minimalista. Mas parecia um carro futurista no meio de corceis, fuscas e opalas.
Fonte:http://www.blogdopaz.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário