sábado, 20 de abril de 2013

Karmann Ghia - Épocas douradas e românticas da Volkswagen


Enfim, uma luz. A Karmann Ghia, a única encarroçadora ainda em funcionamento desde os primórdios da indústria automotiva no país, continuará na ativa. Graças ao movimento de novas indústrias se instalando por aqui, faz planos para crescer e quem sabe presentear os consumidores com uma releitura do projeto cinquentão. Em 2012 comemorou-se 50 anos do primeiro esportivo Volkswagen produzido no Brasil. O projeto nasceu em 1955 quando a fábrica viu a necessidade de expandir seus horizontes, até então só produzia o Fusca e a Kombi, aproveitando uma demanda que procurava novidades.


O belíssimo design arredondado surgiu nos estúdios Ghia italiano. A carroceria passou a ser feita pela Karmann alemã, bem como itens do interior. A mecânica ficava a cargo da Volks. Em Terra Brasilis, as duas primeiras se uniram para produzir o esportivo – modelo Type 14 e TC - e dali passou a atender outros projetos da parceira, como o SP2. Com a evolução do mercado outras montadoras precisaram dos seus serviços: Ford, Peugeot, Land Rover, outras. 

Há algum tempo passaram a diversificar o portfólio de atividades, enfim não está fácil para ninguém, e quem acompanhava os últimos anos da Karmann Ghia sabe que houve momentos delicados. “Não era uma empresa representativa dentro do grupo” cheguei a ouvir. O que me fez roer unhas. Agora que a empresa foi comprada pela IPL Industrial, que de pronto está investindo US$ 15 milhões na modernização da unidade, volto a ficar tranquila.


Agora que ressurge o Fusca, parece apropriado para o Karmann fazer o mesmo. Ao que parece haverá concurso de design universitário para uma versão moderna do esportivo e sua possível produção em série. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário