domingo, 24 de março de 2013

VOLKSWAGEN PARATI, uma breve história de um carro respeitado e que substituiu a Brasília. Acompanhe seu legado.

Poucos sabem, mas a Parati foi o carro lançado com objetivo certeiro e difícil, substituir uma lenda e talvez segundo carro mais popular da história, a Brasília, que perde sua popularidade apenas para o Fusca.
Sim, foi a Parati a grande culpada por aposentar a Brasília, isso porque a Parati foi um dos melhores carros da época no quesito mecânica e conforto, se tornando ainda um dos carros mais icônicos de sua geração e um dos melhores carros já produzidos no país. Fica difícil saber ao certo qual foi o legado da Parati ao constatar que ela teve essa dura missão.



Em termos de sucesso, mesmo sendo grande, a Parati passou longe de ter o número de vendas e o sucesso da Brasília, mas alguns motivos devem ser apontados, primeiro, uma Brasília era uma categoria acima do Fusca, e a Parati era uma categoria mais parecida com a Variant, ou seja, a substituição não foi bem pensada. Mesmo assim, as ações de marketing na época não tinham como objetivo colocar a Parati como a nova Brasília, deixando bem claro que ela era uma nova integrante da família do Gol. Aliás, foi o Gol o novo marco na Volkswagen, o grande responsável pela popularização máxima da marca. Por isso, a Parati teve como legado, entre outras coisas, ser um carro de grande sucesso que marcou geração.


Além disso, a Parati foi ícone de uma geração jovem que ficou conhecida como “Geração Rock In Rio”, já que na primeira edição do Rock In Rio, em 1985, a maioria dos carros vistos eram lindas Paratis. Isso mostra bem que a Parati, muitas vezes em suas versões esportes, ficou famosa na década de 1960 e assim marcaram e marcarão gerações de apaixonados por carros.



Fonte: http://salaodocarro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário