segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

SKODA FABIA R5 - Lindo carro e pena que é pouco conhecido por aqui, essa máquina da República Checa.

Baseado no novo Skoda Fabia, o mais recente carro de rallys da marca checa já foi homologado pela FIA. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) deu luz verde à homologação do novo Skoda Fabia R5, deste modo o novo carro de rallys da marca checa agora pode dar continuidade aos 114 anos de sucesso da Skoda Motorsport em vários campeonatos disputados em todo o mundo. O Fabia R5 foi desenvolvido a partir do novo Fabia e é o sucessor do Fabia Super 2000, que entrou para a história como o carro de rallys de maior sucesso na história da Skoda Motorsport. "Estamos muito satisfeitos que a Federação Internacional de Automobilismo tenha dado a necessária luz verde para a homologação. Agora podemos provar o quanto o nosso novo carro de rallys é eficiente e competitivo", afirmou Frank Welsh, membro do Conselho de Desenvolvimento da Skoda, acrescentando:


"Trabalhamos a partir da terceira geração do Fabia, que contou com um início de comercialização extremamente bem-sucedido. Neste modelo incorporamos alguns dos genes de nossos carros de rallys, possibilitando ao novo Fabia ser o mais eficiente de todos os tempos. Por outro lado, o modelo de produção serviu de base de partida para o desenvolvimento do novo Fabia R5".

De acordo com o fabricante, o novo carro de rallys da Skoda possui um verdadeiro aparato de alta tecnologia. Em conformidade com os regulamentos da FIA, o Fabia R5 é equipado com um motor turbo de 1.6 litros, sendo esta uma mudança significativa, uma vez que o Fabia Super 2000 era equipado com um motor de 2.0 litros. Além disso, o novo carro de tração integral também possui uma transmissão sequencial de cinco velocidades e suspensão do tipo McPherson. O peso do carro é por volta de 1.230 quilos, conforme estipulam os regulamentos. Desde o início do projeto, a Skoda Motorsport dedicou 15 meses de intenso trabalho no seu desenvolvimento com a finalidade de garantir uma interação perfeita entre todos os ultramodernos componentes.

O processo de homologação é longo e complexo, requerendo uma estreita cooperação com a FIA e todas as partes envolvidas no projeto. Nos últimos meses, o novo Fabia R5 foi submetido a um abrangente processo de aprovação, que acabou terminando em êxito, com a homologação por parte da FIA. "Estamos bastante satisfeitos com a homologação concedida por parte da Federação Internacional de Automobilismo", destacou Michal Hrabánek, diretor da Skoda Motorsport, completando: "O desenvolvimento da nossa nova esperança nos rallys foi um processo trabalhoso e um grande desafio para toda a equipe da Skoda Motorsport, a quem gostaria de endereçar um grande obrigado”.


Alguns dos melhores pilotos deram uma contribuição importante durante o desenvolvimento do novo carro de rallys, como é o caso de Jan Kopecký, vencedor do campeonato Ásia-Pacífico, de Esapekka Lappi, campeão europeu, da autêntica lenda "Fast" Freddy Loix (B) e do múltiplo campeão austríaco Raimund Baumschlager.

Até a homologação, foram percorridos cerca de 10.000 km em testes de estradas com os mais variados tipos de piso e sob diferentes condições climáticas, incluindo países como República Checa, Áustria, Alemanha, Itália, França, Grécia, Espanha e Finlândia. Seja em zonas geladas ou com temperaturas elevadas, ou em estradas asfaltadas, de terra ou cobertas de neve e gelo, o Skoda Fabia R5 passou com sucesso em todos os testes.Segundo a Skoda, já existe um grande interesse no novo Fabia R5 de equipes-clientes, depois do grande sucesso do seu antecessor, o Fabia Super 2000, que participou na conquista de um total de quase 50 títulos nacionais e internacionais.


"Com o novo Skoda Fabia R5, queremos dar continuidade ao sucesso que tivemos nos últimos anos com um carro eficiente, e pleno de confiabilidade nos rallys disputados em todo o mundo. Após a homologação, damos início a uma nova fase do projeto Fabia R5", completou Michal Hrabánek, diretor da Skoda Motorsport. Fonte: http://planetcarsz.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário