Henry J. Kaiser revolucionou a construção naval
durante a Segunda Guerra Mundial com seus navios Liberty da série. Enquanto
Kaiser estava construindo navios com mais rapidez do que nunca imaginou, ele já
estava planejando chocar a indústria automotiva com um "carro
popular" pós-guerra. Em 1942, Kaiser estava inventando um carro com
carroceria de fibra de vidro para a frente por apenas US $ 400. No
entanto, quando o Kaiser de 1947 tomou seu arco, era um sedã convencional de
preço médio. As realidades de obter um carro em produção forçaram Kaiser a
abandonar suas idéias pouco ortodoxas, mas nunca desistiu da idéia de criar um
carro de pessoas. Quando um projeto radical para um carro de economia de
corpo tubular foi apresentado a Kaiser, ele saltou para ele mesmo que seu
engenheiro chefe dissesse que era impossível. O engenheiro estava certo e
os carros de produção eram mais convencionais com um quadro de escada
tradicional. Willys forneceu motores: um 68-bhp, 134 cid quatro e um
80-bhp, 161 cid seis, ambos os chatos planos. Os quatro eram o motor
"Go-Devil" de Willys que também usava jipes. Ajudado por um peso
livre de apenas 2.293 libras, o Henry J entregou economia de combustível nos
20s médios a altos. Os estilistas Kaiser e o designer de consultoria Howard "Dutch"
Darrin não gostaram do corpo de fastback e ofereceram outras propostas. Essas propostas foram
rejeitadas, mas Darrin foi convidado a auxiliar a equipe de estilo interno na
refinação do projeto selecionado. A Kaiser-Frazer Corporation realizou um concurso de nome-carro, mas isso
foi uma tentativa da PR, já que a empresa sabia que, desde o início, o carro
seria nomeado em homenagem ao chefe. O novo compacto fez sua estréia
em 1951 como o Henry J. Embora seja uma marca separada, a letra "K"
apareceu em vários lugares do carro, como lembrete de que o Henry J era um
produto Kaiser. Os preços começaram em um
valor razoável de US $ 1.219 para os quatro e US $ 1.343 para os seis.
Nosso carro
destacado é um Henry L Corsair, de quatro cilindros 1953, que custa US $ 1.399. (Um Corsair DeLuxe
de seis cilindros foi oferecido em US $ 1.561.) Em '53, a luva e a luz do domo
tornaram-se padrão. Henry Js também ganhou um trunklid de abertura, mas o assento
traseiro dobrável mudou-se para a lista de opções. Este automóvel está
equipado com o assento dobrável, bem como um apoio de braço de passageiro
opcional e protetores de pára-choques. Também foi opcional o estofamento completo de "vinil
dinossauro". A cabeça e a
cor da Kaiser, Carleton Spencer, criaram este vinagre de grão de jacaré que se
mostrou extremamente resistente e longo. Jerry Monterastelli, da Trivoli, Illinois, possuiu este Henry
J desde 2009 e diz que é um carro divertido para dirigir. Ele lida bem, não
vagueia à velocidade da rodovia, tem uma boa aceleração e mantém o tráfego, diz
ele. Graças ao overdrive
opcional, o Henry J cruza a 55 a 60 mph. O Henry J teve um bom desempenho e muitos outros recursos finos. Muito ruim, a
América não estava pronta para os compactos no início dos anos 50.
Fonte: consumerguide.com
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