O Messerschmitt KR200, ou Kabinenroller (Cabin
Scooter), era um carro de bolhas de três rodas projetado pelo engenheiro de
aeronaves Fritz Fend e produzido na fábrica do fabricante alemão de aeronaves
Messerschmitt de 1955 a 1964. A Messerschmitt, temporariamente não autorizada a
fabricar aeronaves, transformou seus recursos em produzir outras
commodities. Em 1952, a Fend aproximou Messerschmitt com a idéia de
fabricar pequenos veículos motorizados. Estes foram baseados em seu
carrinho Fend Flitzer.
1955 Messerschmitt KR200 |
O primeiro dos veículos da Fend a entrar
na produção na fábrica de Regensburg de Messerschmitt foi o KR175. O
título Kabinenroller significa "scooter com cabine".
Enquanto o nome e as insígnias da Messerschmitt foram usados no carro, uma
empresa separada, incorporada como Regensburger Stahl- und Metallbau GmbH, foi
criada para fabricar e comercializar o veículo. O KR200 substituiu o KR175 em
1955. Ao usar o mesmo quadro básico que o KR175 com mudanças na carroçaria
(nomeadamente, incluindo os recortes das rodas nos pára-lamas dianteiros) e um
design de dossel melhorado, o KR200 era, de outro modo, um redesign quase
total. A suspensão traseira E a montagem do motor foram retrabalhadas e os
amortecedores hidráulicos foram instalados nas três rodas. Os tamanhos dos
pneus foram ampliados para 4,00 × 8.
O KR200 foi considerado um sucesso imediato com
cerca de 12.000 construídos durante o primeiro ano, que foi a produção anual
mais alta para os modelos Kabinenroller. Uma velocidade máxima acima de 90 km /
h (56 mph) apesar do poder reivindicado A saída de apenas 10 PS (7,4 kW; 9,9
hp) refletiu o peso leve do veículo e o baixo arrastar aerodinâmico. Um pacote
de "Exportação" incluiu um esquema de pintura de dois tons, hubcaps
pintados, um interior totalmente aparado, um aquecedor, um relógio e Um
guarda-sol para o dossel.
Em 1956, Messerschmitt foi autorizado a
fabricar aeronaves novamente e perdeu o interesse pelos microcarros da Fend. A
Messerschmitt vendeu as obras da Regensburg para a Fend, que, com o fornecedor
de freio e cubo Valentin Knott, formou a Fahrzeug- und Maschinenbau GmbH
Regensburg (FMR) para continuar a produção do KR200 e seus outros veículos.
Em 1957, o modelo KR200 Kabrio foi lançado,
apresentando um top conversível em pano e quadros laterais fixos. Seguiu-se
o KR201 Roadster sem moldura de janela, usando uma tampa de pano dobrável, um
pára-brisas e cortinas laterais removíveis. Um Sports Roadster foi
posteriormente oferecido sem top e com o dossel fixado no lugar para que o
motorista tivesse que subir e sair na parte superior do carro.
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