Porsche 911 (993) |
O Porsche Type 993, ou simplesmente 993,
foi a versão do 911 produzida pela Porsche desde final de 1993 até
o início de 1998, substituindo o 964. O encerramento de sua produção
marcou o fim dos Porsches refrigerados a ar, criando um lugar especial nas
mentes e nos corações dos entusiastas. Seguindo a tradição, a Porsche fabricou
o carro em diversas variações para satisfazer o maior número de motoristas
possível. O Carrera era confiável, seguro e rápido, ideal para o
dia-a-dia; O Carrera Cabriolet e Targa eram ideais para
fins mais esportivos; os Turbo e Turbo S, com seus 288 km/h de máxima,
eram tremendamente velozes; e os espartanos Carrera RS e GT2 eram
especificamente para as corridas.
Porsche 911 (993) |
Uma das mudanças, mas notórias no 993
sobre todos os 911s anteriores foi a implementação da suspensão traseira multibraço
em liga leve ligada a uma sub carroçaria em liga leve. O seu desenho era uma
derivação do projeto 989, um sedã de 4 portas que nunca chegou a ser
produzido, e continuou a ser utilizado no sucessor do 993, o tipo 996.
Requereu o alargamento das vias traseiras o que levou a uma renovada estabilidade
na condução do 993. Esta suspensão melhorou o curvar dos 993s, tornando a
condução mais direta e estável, ajudando a reduzir a infame tendência para sobre
virar ao levantar o pé do acelerador ao fazer-se uma curva fechada que
acontecia nos anteriores 911s. Até contribuiu para reduzir o ruído interior. O
993 foi a primeira geração de 911s a ter uma caixa de 6 velocidades como
equipamento standard manual transmission - carros anteriores, exceto
o exótico Porsche 959, tinham caixas de 4 ou 5 velocidades. Como o 993 era
capaz de velocidades superiores a 270 km/h, era necessária uma sexta velocidade
para este tipo de alta velocidade. Virtualmente em qualquer situação era possível
manter o melhor torque do motor acima das 4500 rpm. Os modelos Carrera /
Carrera S /Cabriolet e o Targa (2wd) estavam também disponíveis com uma caixa
"Tiptronic" de 4 velocidades de transmissão automática,
introduzida inicialmente no 964. Começando com o modelo do ano 1995,
a Porsche oferecia o avançado Tiptronic S com controles montados no volante e
software refeito para mudanças de velocidade mais suaves e rápidas. Desde a introdução
nos 993s o tiptronic é capaz de reconhecer subidas e descidas. Além disso o
sistema opcional de all wheel drive foi refinado em relação ao
existente no 964. A Porsche deixou de lado o setup do 964 que consistia em três
diferenciais e reutilizou o desenho do supercarro 959, substituindo o diferencial
central por uma unidade acoplamento viscoso. Em conjunção com a redesenhada e
recalibrada suspensão do 993, este sistem melhorou dramaticamente as
capacidades de condução mantendo a estabilidade oferecida pelo AWD sem
necessitar de sofrer de subviragem. O seu desenho simples reduziu o peso do
sistema. A vantagem deste conceito foi a razão para o manter em todos os
modelos seguintes do 911 com AWD.
Porsche 911 Carrera (993) |
O Carrera representava o "modelo
básico" do 993, e estava disponível na versão tração traseira e quatro
rodas motrizes. Foi equipado com o motor naturalmente aspirado de 3.6 litros
M64, desenvolvido a partir do 964 e combinado com um novo sistema de escape de
saída dupla agora incorporando dois conversores catalíticos. Em contraste com o
Tipo 964, a Porsche eliminou o "2" da etiqueta com o nome
"Carrera". No entanto, entre os entusiastas, para diferenciar entre a
tração traseira e tração às quatro rodas do 993 Carrera eles eram (e ainda
são), comumente referido como "C2" e "C4", respectivamente.
A versão de 1996 coupe tinha uma tara de 1.370 kg. É interessante notar que o
modelo dos EUA teve uma distância ao solo (em ordem de marcha) de 120 mm e as
versões de especificações europeias tinham de 110 mm. Isto foi reduzido ainda
mais com a opção de chasis esporte a 90 mm.
Porsche 911 Carrera (993) cabriolet (Australia) |
A lista de opções para o 993 Carrera (e a
maioria das outras variantes) foi extensa e ofereceu a possibilidade de
configurar facilmente carros altamente individualizado, dependendo da
quantidade de dinheiro que um comprador estava disposto a gastar. A lista de
opções era extensa e incluía até cinco estilos diferentes de rodas, vários
set-ups de suspensão, pelo menos três estilos diferentes de assentos (conforto,
esporte, corrida), inúmeras opções de revestimento interior, incluindo a
possibilidade de ter praticamente qualquer elemento do interior do carro
coberto em couro, madeira ou fibra de carbono, e vários sistemas de hi-fi,
incluindo som digital. Além disso, a Porsche oferecia a opção de o cliente ter
seu carro pintado em qualquer cor que o cliente quisesse. Ainda mais, o
exclusivo Programa Tequipment adicionava mais opções e a fazia modelos únicos
para satisfazer todos os desejos específicos de clientes, tais como consolas
especiais, máquinas de fax ou estofos coloridos.
Porsche 911 Carrera (993) cabriolet (Australia) |
O Cabriolet, introduzido em 1995,
apresenta um softtop totalmente elétrico e costurado à mão reforçado com chapas
de metal e um tapamento de vento automático. Ambas as versões cupê e cabriolet
estavam disponíveis com tração nas quatro rodas sob a designação 'Carrera 4'.
Do lado de fora do Carrera 4 é distinguível por piscas frontais claros e piscas
traseiros vermelhos (em vez de cor de laranja). As pinças de travão são
pintadas de prata assim como o emblema do "Carrera 4' sobre o capô do
motor. As tampas centrais das jantes levam o logo Carrera 4 em vez de do
emblema da Porsche. Em contraste com a maioria das outras versões, a produção
do Carrera Cupê e Cabriolet cessou no final de 1997 com o final do modelo do
ano 1997, com exceção de algumas poucas unidades produzidas em 1998 com o
modelo do ano 1998.
Porsche 911 (993) Targa |
A versão Targa do 993 foi
introduzida com o modelo do ano 1996 e trouxe a inovação de ter um teto de
vidro retrátil, este desenho continuou nos Targa 996 e 997.O teto de vidro
descia para baixo do vidro traseiro revelando uma grande abertura. Uma tela
impedia o efeito de estufa quando fechado.
Porsche 911 (993) Targa |
Este sistema era um desenho novo pois as versões anteriores do Targa tinham um teto amovível e um largo pilar B funcionando como um roll bar. O novo desenho do teto de vidro permitiu ao 993 Targa manter o mesmo perfil das outras versões 911 Carrera e acabou com o inconveniente de se ter de guardar o teto das versões anteriores. O Targa tinha o corpo do Cabriolet com o teto de vidro do Targa a substituir o teto normal. O Targa estava equipado com 2 jantes
originais de 17 polegadas, que podiam ser encomendadas como opção nos carros
que não tinham jantes standard de 18 polegadas. Estas jantes com desenho
original para o 993 Targa eram mais pesadas que as normais de forma a
contrabalançar o peso extra do teto de vidro e manter o centro de gravidade.
993 TT in Westend Frankfurt |
O cupê 993 Turbo foi lançado em 1995.
Estava equipado com um novo e bastante aclamado motor turbo de 3,6
litros produzindo 408 PS (300 kW; 402 hp). Tinha dois turbos com intercoolers
ar-ar, gestão eletrônica do motor, cabeças dos cilindros redesenhadas e outros
componentes internos modificados. O 993 Turbo foi o primeiro Porsche Turbo com tracção
integral. A gestão eletrônica do motor ajudava o Turbo a ser bastante mais
económico do que qualquer dos Turbos de produção anteriores (citation needed).
Juntamente com os dois catalisadores e sistema de diagnóstico de bordo, que
inclua quatro sensores de oxigénio, o 993 Turbo era também o carro desportivo
mais limpo da altura[citation needed]. A carroceria do Turbo difere da do
Carrera por ter as cavas das rodas alargadas (cerca de 6 cm), moldes dos para-choques
traseiro e dianteiro redesenhados e uma asa traseira fixa onde foram instalados
os intercoolers. Vinha de série com novas jantes de liga leve de 18' de
braços ocos para redução do peso. Este foi um dos primeiros carros de
produção no mundo a ter um diagnóstico OBDII (citation needed) (os 3.8 litros e
a versão de pista não o tinham, e os 993s aspirados só a tiveram em 1996).
Todos os turbos passaram a ter cabeças arrefecidas a água. O Turbo também tinha
travões maiores que os do modelo base Carrera. Enquanto durou a produção entre 1996 e
1998 existiam duas diferenças entre os modelos de 1996 e os posteriores. Os de
1997 e 1998 tinham as seguintes diferenças em relação aos de 1996: 1-Eiso de
transmissão reforçados (uma fraqueza conhecida devia à combinação da potência
do turbo e da tração integral). 2-Um ECU que permitia ser atualizado (o de 1996
não era modificável). 3-Com a adição do assento para crianças da Porsche o
airbag do passageiro era desligado. 4-Sensores de movimento para o alarme foram
integrados nas luzes traseiras acima do vidro traseiro. 5-Tampas do centro das
jantes com a palavra "Turbo" (a versão de 1996 tinha o emblema da
Porsche).
Durante o segundo ano de produção do 993
e até ao último (1997), a Porsche disponibilizou o 993 Turbo S. Foram vendidas
375 unidades. O Turbo S é um Turbo com equipamento completo e com um aumento de
potência para 424 hp (SAE) no mercado americano e 450 hp (DIN)
nos outros mercados. A inclusão de todas as amenidades possíveis de imaginar, incluindo
uma decoração interior em carbono, distingue-o do anterior, o aligeirado e
espartano 964 Turbo S. O 993 Turbo S é facilmente reconhecido pelas maxilas dos
travões em amarelo, asa traseira ligeiramente mais alargada, escape com 4
saídas e entradas de ar atrás das portas. O Carrera 4 S (1996) e o
posterior Carrera S (1997) tinham o corpo do modelo Turbo, mas o
motor era o motor aspirado do Carrera. O 4s vinha com 4WD, e retinha
os discos mais largos do modelo Turbo com as caraterísticas maxilas em
vermelho. Podia ser descrito como um "Turbo sem turbo e sem a asa
traseira", enquanto o S era para todos os efeitos por debaixo da
carroçaria um Carrera standard (as vias mais largas eram compensadas com
espaçadores de rodas de 31 mm). Ambos os modelos S tinham suspensão
ligeiramente mais baixa em relação aos modelos Carrera normais. A carroçaria
mais larga era aclamada pela sua vista traseira, mas criava mais arrasto aerodinâmico,
levando a velocidades máximas mais baixas que os Carrera normais (cerca de 5
km/h). Em particular o Carrera 4S era um carro
popular. Tem muito em comum com o modelo do 30 aniversário do Porsche 964,
com motor aspirado, 4WD e a carroçaria do Turbo. O sucesso deste modelo levou a
que a Porsche construísse mais carros que os previstos originalmente. Depois do
993, a Porsche continuou este modelo no 996 Carrera 4 S, novamente um
"Turbo sem o turbo e sem asa traseira".
Porsche 911 (993) Carrera RS |
O Carrera RS é uma versão de peso
reduzido do Carrera normal. Ele apresenta um motor aspirado de 3.8 litros com
300 hp (DIN). A carroçaria é facilmente reconhecida pela asa traseira não retrátil,
os pequenos flaps na frente e as jantes de alumínio de 18 polegadas em 3 peças.
Os limpa vidros dos faróis foram retirados por poupança de peso. No interior os
assentos traseiros foram retirados, e bancos de competição e portas espartanas
foram instaladas. O isolamento de som foi deduzido ao mínimo. Houve várias versões do RS, em
particular a versão orientada para circuito Carrera RS Clubsport (também
conhecida como RSR em alguns países) com limitada usabilidade em estrada
aberta. O Clubsport ou RSR vinha equipado com uma gaiola de segurança soldada e
alguns confortos como carpetes, vidros elétricos, ar condicionado e rádio foram
retirados. Externamente tem uma asa traseira de grandes dimensões e um spoiler
mais fino e profundo que o RS standard. O Carrera RS foi
introduzido com os modelos dos anos 1995 e 1996. Era autorizado a circular na
estrada na Europa e em muitos outros países do mundo, mas não foi
aprovado para exportação para os Estados Unidos da América. Da mesma maneira
que outras versões RS de 911 anteriores que foram produzidos em quantidade
reduzida, alguns proprietários de Porsches transformaram os seus Carrera
standard em clones RS numa tentativa de entusiasta de possuir algo inatingível
devido à raridade e consequente maior preço do RS. Esta prática foi muito
utilizada nos Estados Unidos utilizando peças originais Porsche em virtude do
RS/RSR não ter sido certificado para venda e circulação neste país.
Porsche 993 GT2 |
O GT2 é melhor descrito como a variante
de competição do Turbo. Por razões de peso foi retirada a tração integral. O
interior era similar ao do Carrera RS. Os para-lamas do Turbo foram cortados e
substituídos por partes em plástico aparafusados de forma a acomodar os pneus
de competição mais largos e para permitir a reação mais fácil dos danos
frequentemente provocados nas corridas nos guarda-lamas. Até 1997, o GT2 tinha o motor quase
totalmente idêntico ao do Turbo, mas produzindo 430 hp (DIN). No último
anod de produção (modelo do ano 1998) a potência aumentou para 450 hp
(DIN) e foi adicionado ignição dupla. As muitas variantes de competição
devem-se aos set-ups específicos das regras das competições onde os GT"
eram inseridos. A potência subiu até aos 600 HP na variante "Evo"
criada para a competição GT1 e que foi substituída pela versão 911 GT1 com
motor central.
Porsche 911 (993) |
No entendimento da Porsche, 'Speedster'
significa um conversível com teto e janelas rebaixados e interior espartano. Em contraste com o modelo original e com
o 964, a Porsche nunca lançou oficialmente um 993 Speedster. Entretanto, dois
foram construídos pela fábrica: um Speedster verde escuro equipado com câmbio
Tiptronic S e rodas 17", para Ferdinand Alexander Porsche (em seu 60°
aniversário) em 1995 e outro com carroceria larga, um Speedster prateado com
transmissão manual e rodas 18", para o astro de TV americano Jerry
Seinfeld, em 1998. O Speedster "Seinfeld" foi originalmente um modelo
Cabriolet ou Targa enfviado para o departamento "exclusivo" da
fábrica para ser reconstruído como speedster.
Cupê Typy 993 |
Depois do modelo original de 3.3 litros
Turbo conversível (1987-89), a Porsche nunca lançou oficialmente um conversível
turbo arrefecido a ar novamente. Entretanto, em 1995 um número reduzido
(acredita-se que foram quatorze) 993 Turbo Cabriolets foram vendidos antes da
introdução do 993 Turbo cupê. Eles apresentavam o motor turbo de 360 hp
(DIN) do 964 Turbo 3.6, com caixa de 5 velocidades, manual, tração
traseira e o spoiler do 964 Turbo 3.6. O pacote custava 89.500,00 DM (ou
62%) sobre o preço do 993 Cabriolet padrão.
Porsche 911 (993) |
O 993 é motorizado com o lendário motor
refrigerado a ar Porsche motor boxer. A Porsche começou a empregar esta
evolução do motor no Porsche 901 em 1963, com a versão 2 litros e 130
HP. Mais especificamente, o motor do 993 foi a última evolução deste motor
boxer designado "M64". O padrão, o motor aspirado M64/05(06) de 3.6
litros é uma versão evoluída do M64/01 instalado no 964 Carrera. No início, o
M64/05(06) tinha 27 HPaté ao modelo do ano 1995, antes da Porche mudar para o
motor M64/21(22) equipado com VarioRam e com a potência aumentada para 281 HP.
Versões mais potentes com o motor 3.8 litros forma disponibilizadas para o
Carrera RS e como opção durante a vida do 993. O motor 3.6 Litros Turbo M64/60
utiliza 2 turbos KKK K16 e produz 402 HP, embora versões mais potentes (430 e
450 HP) estivessem disponíveis com opções ou nas versões Turbo S e GT2. Em função
do país a Porsche oferecia kits de potência 430 e 450 HP para o Turbo.
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