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segunda-feira, 12 de junho de 2017

13 carros que salvaram seus fabricantes da falência

Verdadeiros 13 heróis da indústria automobilística – modelos ousados que literalmente salvaram seus fabricantes. Listados na ordem cronológica de entrada no mercado, todos estes carros têm uma coisa em comum: suas montadoras devem muito a eles.

Mercedes-Benz 300 SL (1954 a 1963)... Depois da guerra, os tempos eram difíceis para todos, incluindo os fabricantes de automóveis, em especial a Mercedes-Benz. Com suas portas de asa de gaivota e motor de seis cilindros com ingestão de combustível, uma novidade para a produção de carros, o 300 SL tornou-se um modelo emblemático em 1954. Mais do que qualquer outro modelo, o 300 SL permitiu que esta marca de luxo estabelecesse uma sólida reputação para o futuro.
BMW 1500 (1961 a 1972)... Nos anos 50 e 60, a BMW ainda estava descobrindo sua identidade. Notando a incerteza da empresa, o importador norte-americano da BMW, Max Hoffman, sugeriu colocar o maior motor disponível (um quatro cilindros de dois litros) em um carro de pequeno porte, chamado New Class (Nova Classe). Essa decisão levou à invenção da categoria sedan esportivo, um segmento da indústria que a BMW agora lidera.
Buick Riviera (1963 a 1999)
Fundado em 1949, a Buick quis atingir uma clientela mais jovem e expandir seus horizontes. Assim, em 1963, lançou o Buick Riviera, um verdadeiro nocaute com suas linhas ousadas que rejuvenesceu tanto a imagem quanto o apelo da marca. Sem o Riviera, a Buick provavelmente não teria sobrevivido.

Dodge Omni/Plymouth Horizon (1977 a 1990)... As coisas não estavam indo bem na Dodge/Plymouth/Chrysler durante a crise do petróleo. Inevitavelmente, carros que tinham um V8 não vendiam bem, forçando a chegada de modelos menos possantes. O Omni/Horizon permitiu a Chrysler se manter no mercado. Infelizmente, outra crise logo atingiu a empresa. Clique para o próximo slide para saber mais detalhes.
Dodge Aries/Plymouth Reliant (1981 a 1990)... Logo após sua demissão da Ford, Lee lacocca foi contratado pela Chrysler como presidente e CEO em 1978. Ele apelou para o governo para resgatar a empresa, que estava à beira da falência.Arriscando tudo, lacocca lançou os K-cars, mais conhecidos sob os nomes de Dodge Aries e Plymouth Reliant. Um sucesso lendário, esses carros vendidos como água fizeram de Lacocca uma estrela da indústria automobilística.
Porsche 944 (1982 a 1991)... Por muito tempo, a Porsche não conseguiu conquistar uma fatia maior do mercado de automóvel por causa de sua gama pequena de modelos. Em 1981, à beira do abismo, a empresa desenvolveu um modelo rápido, sedutor e relativamente barato: o Porsche 944.Produzido de 1982 a 1991, esse modelo (que era na verdade um 924 repaginado) participou de vários campeonatos de automóveis ao redor do mundo. Mas sua maior vitória foi, acima de tudo, seu sucesso comercial.
Peugeot 205 (1982 a 1998)... Em 1978, o grupo PSA Peugeot Citroën comprou a Chrysler Europe. Apesar de o negócio ter sido feito a um preço muito baixo (apenas 1 dólar), as dívidas da Chrysler Europe causaram um grande prejuízo à Peugeot.A chegada do Peugeot 205 salvou a montadora. O modelo se tornou o mais vendido na França em meados dos anos 80. A empresa produziu várias versões diferentes, em especial o rápido 205 Turbo (com 200 cavalos de potência).
Dodge Caravan / Plymouth Voyager (1983 até o presente)... Lee Iacocca foi um grande incentivador do projeto do Dodge Caravan /Plymouth Voyager, que era essencialmente a invenção da minivan. Após o sucesso financeiro dos carros K, a Chrysler ficou mais estável do que nunca, graças à dupla Caravan-Voyager.

Ford Taurus (1985 a 2006)...
As crises econômicas e petrolíferas dos anos 80 atormentaram os fabricantes de automóveis. O Taurus da Ford, lançado em 1985, era o cavalo de batalha da Ford. Seu design definiu os anos 80 e 90, permitindo à empresa permanecer no mercado.
Aston Martin DB7 (1993 a 2004)... Nos anos 80, a Ford comprou a Aston Martin. Com o DB7, a Aston Martin viu sua marca revitalizada. Em pouco tempo, esse modelo se tornou o maior best-seller da empresa.Apesar de seu interior de plástico barato emprestado da Ford, o DB7, que poderia ser considerado o primeiro carro moderno da Aston Martin, dominou as vendas da empresa, proporcionando estabilidade e prosperidade.
Lotus Elise (1996 a 2001)...
No início dos anos 90, a Lotus viu-se num momento ruim, tanto financeiramente quanto comercialmente. A morte de seu fundador, Colin Chapman, em 1982, bem como várias mudanças na propriedade da empresa, tinha desestabilizado a marca.O Elise chegou bem a tempo. Pequeno, leve e com dirigibilidade afiada, este esportivo deu um novo rumo à empresa.
Porsche Boxster (1997 até o presente)... Até mais do que o Porsche 944, o Porsche Boxster foi o salva-vidas da empresa. Tendo vendido apenas 14 mil carros em 1993, a Porsche estava à beira da falência. As vendas caíram de um patamar de 50 mil em 1986.A empresa decidiu contratar engenheiros da Toyota, que transformaram completamente o processo de fabricação. Mais barato do que o Porsche 911, o Boxster rapidamente achou um nicho para si no mercado de carros esportivos.
Land Rover Range Rover (1970 até o presente)... A Land Rover não estava à beira da falência, mas sua situação comercial não estava nenhuma uma maravilha. Em 2000, a Ford comprou a Land Rover e a Jaguar. Infelizmente, a Jaguar levou a Ford a uma situação complicada e, em 2008, a montadora americana foi forçada a vender a Range Rover a um grupo indiano chamado Tata Motors. Essa transação acabou se revelando muito benéfica para a Range Rover, que renovou sua line-up e imagem. A Range Rover finalmente encontrou alguma estabilidade depois de passar pelas mãos de três proprietários em menos de vinte anos (comprada pela BMW em 1994 e pela Ford em 2000). Fonte: http://www.msn.com

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