Em
Junho de 1962 a Renault apresentou o Renault R8. Este foi um modelo baseado no
Dauphine (modelo este que já derivava do 4CV). Isto significa que o R8 tinha o
mesmo chassi que o Dauphine, com motor traseiro, um pequeno passo atrás se
considerarmos que o R4 com motor dianteiro e corpo "hatchback" tinha
sido lançado um ano antes. Mas mesmo assim este modelo tornou-se muito popular,
tal como o Simca 1000, introduzido em 1961, que se tornaria o grande rival do
R8.
Ao
contrario do Dauphine, que tinha um corpo muito arredondado, o R8 tinha um
design muito angular. O carro tinha, como a maior parte dos modelos franceses,
quatro portas. Com este corpo o R8 tinha uma aparência bastante moderna. O R8
recebeu um motor novo, com 956 cm³ e 44 CV de potência. Este motor era
fabricado em Cléon (Norte de França), e consequentemente estes motores são
denominados de Cléon. Era um motor moderno, com cinco rolamentos principais,
cabeça de motor em liga metálica, camisas de pistom lubrificadas, e um sistema
de refrigeração selado e pressurizado. Este sistema tinha tido a sua estreia
num automóvel um ano antes, no R4. O R8 tinha discos de travão nas rodas
da frente e de trás, uma novidade naqueles dias. Podia-se optar com uma caixa
de 3 velocidades, de série, ou uma de 4 velocidades, opcional. A maior parte
destas inovações técnicas foi introduzida uns meses antes no renovado modelo
Floride - Caravelle.
Em 1964
o novo modelo foi apresentado, o R8 Major. Este carro tinha um motor maior, com
1108 cm³ e 50 CV, e caixa de 4 velocidades de série. Este modelo estava melhor
equipado que o R8 normal: detalhes cromados no exterior, pneus de perfil
branco, chão do carro revestido em tecido, bancos forrados em vinil com as
costas ajustáveis, descansos para os braços nos lugares da frente, cinzeiros
atrás, tapetes em alcatifa e luz no espelho interior. Outra novidade em 1964
foi o R8 Gordini. Este carro tinha o mesmo motor de 1108 cm³, mas com 90 CV.
Este carro tinha a suspensão um pouco rebaixada. O R8G foi apenas fornecido em
azul (a cor Francesa de corridas), com duas riscas brancas no cappot, tejadilho
e traseira.
Em 1965 foi disponibilizada em caixa de velocidades
eléctrica. Esta era a caixa de série de 3 velocidades, agora comandada
eletricamente através de botões no painel. Em 1967 o R8G recebeu um motor de
1255 cm³, com 103 CV. O carro também recebeu dois faróis extra, bem como uma
caixa de 5 velocidades. Em 1968 uma nova versão do R8 foi apresentada, o R8S.
Esta foi uma versão mais desportiva do R8, com um motor mais potente de 60 CV e
1108 cm³. Este modelo só estava disponível em amarelo, e também tinha os dois
faróis extras. O conta-rotações é de série.
A
produção do R8G acabou em 1970, em 1971 chegou o fim da produção do R8S. O
ultimo R8 foi vendido em 1973. A produção continuou apenas na Espanha, mas por
poucos anos. Os últimos R8 tinham para-choques novos e luzes traseiras maiores,
bem como tambores de disco nas rodas traseiras. No total 1,3 milhões de R8
foram construídos. O Gordini 1108 chegou às 2.626 unidades, e o R8G 1255 às
8.981.
Foto Clássica |
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