Foi um automóvel fabricado
pela Volkswagen no Brasil na década de 1990. Resultado da Autolatina(parceria firmada entre a Volkswagen e a Ford no Brasil) gerou, entre outros, os
modelos híbridos Escort/Pointer e Verona/Logus. O Pointer é um facelift do
Escort de 5a geração (2a geração no Brasil), adicionando farois,
lanternas, para-choques e
interior no estilo Volkswagen. Outubro de 1993. A imprensa é apresentada ao
Pointer, nas versões CLi 1.8, GLi 1.8 e 2000 e o esportivo GTi 2000, todas
equipadas com injeção eletrônica Fic. Desenvolvido sob a plataforma do novo
Ford Verona, por possuir 4 portas, design mais agressivo que o Logus e tendo
reunido o inédito conceito para o modelo GTi: Um esportivo confortável e de
quatro-portas. Possuía um design limpo e com a ausência de saliências.
Era um
Hatchback de forma robusta,com enorme vidro traseiro, levemente convexo e duas
janelas vigias após a segunda porta, com colunas fixas para não prejudicar em
nenhum momento a visibilidade do motorista. mesmas características técnicas em
relação ao seu irmão Logus, tendo como diferença os freios à disco nas 4 rodas,
a ausência da motorização 1.6 devido ao seu maior peso, e no lançamento este
veio no começo equipado com injeção eletrônica Bosch Le-Jetronic, sendo que os
primeiros modelos 2 litros do Logus não vieram com esta injeção, e sim com o
malfadado carburador eletrônico.
O modelo GTi,
vinha com um grave erro de fabrica pois tinha uma relação de quinta marcha
muito curta, o que fazia o motor girar a quase 3500 rpm a 100 km/h, sendo
que carros de cilindrada e potência semelhantes possuíam motor que gira por
volta de 2800 rpm. O problema foi sanado em julho de 1994, com a adoção de uma
relação de quinta marcha mais longa, reduzindo consumo, ruído e melhorando a
sua velocidade máxima consideravelmente. O
modelo foi produzido na Argentina, tendo uma boa aceitação naquele mercado, com
isso nós contamos com algumas unidades Argentinas rodando por aqui, e o mesmo
ocorre lá. O carro chegou a participar de um campeonato de Multi-marcas por lá.
Como o modelo foi lançado em 1994 já com injeção eletrônica, as suas
únicas mudanças na linha 95/96 foram os pára-choques pintados para os modelos
CLi e GLi e a mudança na padronagens dos tecidos igual ao sedã. Na linha 1996, foi
apresentado nova forração em veludo, muito mais sóbria, bonita e confortável
(Igual ao Logus Wolfsburg), volante e manopla em couro para o esportivo GTi,
novas rodas aro 14, usadas futuramente no Pólo Classic.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Pointer
Nenhum comentário:
Postar um comentário