Porsche 356 é o nome de uma linha de automóveis produzidos de 1948
até 1965, e é considerado o primeiro carro produzido pela Porsche. “356” faz
alusão ao fato deste ser o 356° projeto do escritório de design Porsche. Apesar
da marca Porsche estar intimamente relacionada ao modelo 911, esses modelos dos
primeiros anos da Porsche são muito valorizados hoje em dia, não
necessariamente pelo seu desempenho ou esportividade, mas por sua raridade,
beleza e valor histórico. Modelos bem conservados, sobretudo conversíveis, podem
facilmente atingir cifras além dos 150.000,00 dólares. Em 2004, a revista Sport Cars International elegeu o 356C o 10° melhor carro na sua lista dos
melhores da década de 60. Hoje este item de colecionador mantém seu status de
carro que resistiu ao teste do tempo, e a maior parte deles ainda roda em ótimo
estado. Embora a princípio muito parecido com as derivações do Volkswagen Fusca
que surgiram no pós-guerra, o 356 pavimentou o caminho para a formação da marca
como é hoje, servindo de base para o desenho do 911, e definindo o paradigma do
que se conhece por "Porsche" atualmente. Poucas unidades foram
trazidas para o Brasil, e o modelo gerou um certo mercado para réplicas de
fibra, sobretudo na época da proibição das importações, durante a ditadura.
A história do 356 se confunde com a história da Volkswagen e da própria Porsche. Derivado diretamente do Volkswagen
Fusca do pós-guerra, este modelo se diferenciou das muitas outras variações do
Volkswagen por ter tido a participação direta dos projetistas deste último -
Dr. Ferdinand
Porsche, seu filho Ferry e o projetista austríaco
Erwin Komenda. Existe uma certa controvérsia quanto ao fato deste ser
mesmo o primeiro modelo da fábrica. O protótipo foi precedido pelo similar Porsche 64 (também conhecido como 64K10), construído antes da Segunda
Guerra, porém tal veículo na verdade foi uma modificação do Fusca pré-guerra
encomendada à Ferdnand Porsche pela própria Volkswagen, construído para uma
corrida específica na itália.
Na década 40, após a devastadora II Guerra Mundial, Ferry Porsche
decidiu concretizar o sonho de um fábrica de automóveis que levasse o nome da
família (apesar do envolvimento do escritório de design Porsche, a Volkswagen
pertencia ao governo alemão). Sua ideia original era construir um automóvel
inteiramente novo, porém as dificuldades do pós guerra forçaram o uso de peças
do Fusca (motor, transmissão, etc.). Então, em 1947, os trabalhos começaram,
com a construção de um molde de madeira onde foram marteladas placas de
alumínio, dando forma ao primeiro protótipo, um modelo "spider" (sem
capota e com dois lugares) prateado, com motor central. Após o
protótipo, a firma produziu uma série de 50 coupés de alumínio, já com motor
traseiro e com o formato tradicional, conhecidos como "Coupés Gmünd"
(cidade na qual a firma originalmente se instalara). Brevemente se iniciaria a
produção do modelo com carroceria em aço, que gradualmente evoluiu durante os
anos em carroceria (coupé, roadster, conversível) e motor (do 1.1L original até
o 2.0L). Aposentado em 1965, modelos bem conservados do 356 podem atingir
preços bem altos hoje em dia.
Em
1947, teve início a construção do protótipo Porsche 356 Spider Roadster, em
alumínio, com motor central de 1.1L. Apesar de ser um 356, muitos consideram
este um projeto separado, dadas as diferenças no layout mecânico. Logo o
projeto começaria a adquirir seu formato definitivo; entre 1948 e 1950, 50
carros foram produzidos ainda na Áustria - daí o nome, 356 "Coupé
Gmünd", em homenagem a essa cidade austríaca. Apesar de ainda ser de
alumínio martelado manualmente no molde de madeira, esta série já possuía
configuração mecânica similar aos modelos posteriores. O modelo de produção
começou a ser fabricado já em Stuttgart, com carroceria em aço, e design com as
características finais assinadas por Erwin Komenda. Com números de produção
mais expressivos, a marca Porsche começava a se firmar e a ganhar fama fora de
sua terra natal. E a partir dessa fama surgiram algumas derivações. Quando os
primeiros automóveis começaram a ser importados para os EUA por Max Hoffman
(responsável pela importação de quase todos os modelos europeus da época), ele
sugeriu a Porsche que peparasse uma versão mais espartana para aquele mercado.
Daí surgiram as séries "356 America" (1952), com 16 veículos
produzidos, carroceria especial em alumínio e para-brisa removível, e Speedster
– resultado direto da sugestão do importador – similar ao “America” porém em
aço e com para brisa fixo (1953), além do acabamento espartano, bancos especiais
e teto de lona menor.Partindo para o sucesso total.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Porsche_356
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