Páginas Importantes

Páginas

sábado, 8 de setembro de 2012

UM GRANDE HERÓI DE GUERRA E O PRIMEIRO DOS UTILITÁRIOS


Jeep de guerra Willys
O Jeep Willys virou uma lenda devido seu uso por exércitos do mundo inteiro e principalmente por sua participação nas mais importantes guerras da história do século, principalmente no holocausto da Segunda Guerra na década de 40.  A crise de 1929 afetou a Willys e em 1933 a empresa teve que concentrar a produção em apenas um modelo, o 77, de quatro cilindros, com o preço mais baixo da história da montadora 445 dólares. Esse modelo bem-sucedido garantiu a sobrevivência da Willys até a Segunda Guerra Mundial, quando surgiu o principal marco da história da montadora. Em 1940 a Willys venceu a licitação para construir, com a colaboração da Ford, o Jeep, destinado às linhas de combate do Exército norte-americano na guerra. O nome do veículo vem de general purpose, veículo de uso geral, abreviado para suas iniciais gp, pronunciadas em inglês como jeepEm 1946 surgiram versões do Jeep mais voltadas ao mercado civil. 
A Utility Wagon, que ficaria conhecida mais tarde no Brasil como Rural Willys, é a versão picape. Chegou a ser criada uma versão, chamada de "Agri-Jeep", com o objetivo de substituir os tratores nas fazendas, mas não teve êxito comercial por ser leve demais para o trabalho no campo. Foram produzidas versões com tração 4X4 e 4X2, com motores a gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional). O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero. O motor 3.0, utilizando o mesmo bloco, equipava o Itamaraty. A partir do segundo semestre de 1975, até o final da produção, em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford, denominado OHC, de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 hp, adequada à época e características do veículo. A Rural Willys pode ser considerada "pai" dos atuais utilitários esportivos existentes, pois era um um veículo com espaço para a família, mas robusto e com vocações off-road.

Nenhum comentário:

Postar um comentário