A picape D20
veio para substituir a linha D10, que já contava com bastante tempo de mercado
em 1984. Era robusta e fazia sucesso, mas era hora de mudar. E pegou a Ford de
jeito, pois a linha F mudara em 1972 e só viria a ter outra mudança em 1993. E
estamos em meados da década de 80. Em abril de 1985 a GM inicia a produção da
picape com motor Perkins Q20B, de quatro cilindros, 3.871 cc e aspiração
normal, com 90 cv a 2.800 rpm e 28,1 kgfm de torque a 1.600 rpm. Havia a versão básica e a De Luxe, que por sua vez apresentava pintura
em dois tons, rodas esportivas, friso decorativo na parte inferior, vidros
verdes, painel mais completo etc. Embora seja praticamente do mesmo tamanho da
D10, era bem maior e mais espaçosa internamente, assim como a caçamba abrigava
mais carga (era 40 mm mais curta, em relação à antiga D10, mas 140 mm mais
larga e bem mais profunda, com 3,477 metros quadrados de área útil e 1.843
litros).
O painel era
novo, lembrando um pouco o utilizado em carros da GM da década de 70, como o Camaro,
e trazia o interessante horímetro, que marcava quantas horas o motor estivera
em funcionamento. Assim, uma hora equivalia a 100.000 rotações do virabrequim.
A D20 ganhou
uma versão de cabine dupla em 1986, sendo que três anos depois passou a ser oferecida
também com tração nas quatro rodas. Não passou por grandes mudanças ao longo
dos anos seguintes, sendo que em 1992 passou a contar com novo motor Maxion
(ex-Perkins, na verdade) S4 e S4T (92 cv e 120 cv respectivamente). No ano
seguinte, novos faróis trapezoidais; em 1994, novo painel de instrumentos e
motor S4T-Plus, de 150cv e freios ABS no eixo traseiro. Nesse mesmo ano a linha
é transferida para a Argentina, onde vai ser produzida até março de 1997, para
ser substituída pela Silverado. Por tudo isso, a picape D-20, garantiu seu respeito entre os grandes carros, pois todos que foram o ainda são proprietário dessa picape, garantem a verdadeira qualidade e durabilidade desse carro que é uma verdadeiro símbolo de nossa região. Quem tem ou já teve uma D-20, garante, não há picape melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário