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O Cross Sport herda boa parte do estilo e conjunto mecânico do Atlas (Divulgação/Volkswagen) |
Quando
a Volkswagen afirma que a plataforma modular MQB é versátil, não é papo de
publicitário. O mais novo modelo desenvolvido sobre a base, usada em modelos
tão distintos como Polo e Passat, é o novo Atlas Cross Sport. O
SUV será apresentado no Salão de Nova York, que abre ao público no próximo dia
30. O Cross Sport foi revelado na forma de conceito, mas seu visual está bem
próximo da versão de produção. A Volkswagen confirmou que o modelo será
fabricado em 2019 no Tennessee, junto da versão norte-americana do Passat e
do Atlas, do qual é derivado. Ao contrário do Atlas, o Cross Sport leva
somente cinco passageiros. Seu tamanho, no entanto, é de SUV grande para os
padrões brasileiros: 4,87 m de comprimento, 1,74 m de altura e 2,03 m de
largura. Como referência, o enorme Toyota SW4 tem 4,79 m, 1,83 m e
1,85 m, respectivamente.
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Cabine usa três telas de LCD, sendo uma apenas para o quadro de instrumentos, como no novo Golf (Divulgação/Volkswagen) |
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O controle do câmbio é feito por uma alavanca do tipo joystick, como nos BMW e Audi (Divulgação/) |
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O uso de dois motores elétricos permitiu ao Cross Sport ter tração integral sem precisar de cardã (Divulgação/Volkswagen) |
Por
enquanto a Volkswagen revelou duas versões do Cross Sport, ambas híbridas e
equipadas com motor V6 3.6 de 280 cv auxiliado por dois motores elétricos, um
em cada eixo, de 54 cv (dianteira) e 114 cv (traseira). A diferença está na
bateria, que tem maior capacidade na versão plug-in, recarregável na tomada. O
Atras Cross Sport PHEV usa um acumulador de 18 kWh, ante os 2 kWh da variante
híbrida convencional. A vantagem de usar motores nos dois eixos dá ao modelo a
capacidade de tração integral sem a necessidade de um cardã, o que permite um
maior aproveitamento do espaço interno.
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Caso seja oferecido no Brasil, o Atlas Cross Sport se posicionaria no segmento acima de R$ 300 mil (Divulgação/Volkswagen) |
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O Cross Sport adota uma silhueta mais fluida, com coluna C inclinada, similar à do Golf (Divulgação/Volkswagen) |
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O Cross Sport de produção terá faróis mais simples e opções de rodas menores, mas carroceria retilínea continuará (Divulgação/Volkswagen) |
O
interior tem linhas mais ousadas, típicas de conceito. Mas a alavanca de câmbio
no formato de joystick – que retorna à posição original após a marcha desejada
ser selecionada – e o painel digital estarão presentes na versão definitiva do
Atlas Cross Sport.
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