SRT Viper 2013 |
A última
unidade do Dodge Viper está saindo da linha de produção em Detroit. Como a Fiat
Chrysler (FCA) informou ainda no ano passado, o modelo deixará de ser produzido
com o fechamento da fábrica em 31 de agosto. Ralph Gilles, chefe de design da
FCA, postou imagens dos últimos exemplares da quinta geração. Ele ajudou a
"ressucitar" o esportivo icônico em 2012, depois de um hiato de dois
anos sem o modelo.
Último Dodge Viper será este vermelho, segundo Ralph Gilles (Foto: Reprodução/Instagram/Ralph Gilles) |
O Dodge Viper
sai de fábrica com motor V10 de 8.4 litros, com cerca de 654 cavalos de
potência e 82,95 kgfm de torque, o maior para um esportivo com motor aspirado
(sem turbo), de acordo com a marca. No último ano, algumas edições limitadas
comemoraram os 25 anos do Viper. Mesmo com preço inicial a partir de US$ 90 mil
(cerca de R$ 285 mil), as vendas cresceram 33% com a notícia do fim da linha.
Dodge Viper 2017 (Foto: BILL PUGLIANO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP) |
A história: O Viper foi
lançado em 1992, para rivalizar com o Shelby Cobra, e, desde então, a Dodge e a
SRT produziram 30 mil unidades em Detroit - o modelo nunca foi muito bom de
vendas. Primeiro, era fabricado na fábrica Mack Avenue (1992–1994); depois,
passou para a Conner Avenue. Com a compra da Fiat pela Chrysler, ele chegou a
ter a produção interrompida em 2010, inclusive com uma série de edições
especiais - várias delas revisitadas agora - e a "última", dourada,
foi comprada por uma colecionadora do Texas. Mas uma nova geração foi anunciada
logo depois e lançada em 2012. Ou seja, o Viper "pulou" o ano de
2011. O modelo 2012, então sob a marca SRT, foi visto no Brasil durante o Salão
de São Paulo daquele ano. Foi só um "gostinho", pois o
supercarro nunca chegou a ser vendido oficialmente no Brasil, apenas por
importadoras independentes.
Viper GTS-R, de 1998 - CLÁSSICO VIPER DOS ANOS DE 1990 |
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