Ayrton Senna chegou à sua quinta temporada na Fórmula 1 com a grande
oportunidade de sua carreira. Depois de estrear pela equipe Toleman em
1984, tendo como melhor resultado o segundo lugar no GP de Mônaco, e
correr três anos na Lotus – onde conseguiu suas primeiras vitórias, mas
nunca em condições de lutar de igual a igual com seus concorrentes por
um campeonato, o piloto brasileiro finalmente teria um carro de alto
nível que correspondesse bem ao seu estilo de pilotar. er em mãos o modelo McLaren MP4/4 equipado com motor Honda V6 Turbo
era muito, mas não era tudo. Para que ele conseguisse alcançar o título
naquela temporada de 1988, Senna teria que bater Alain Prost – seu
companheiro na equipe que, além de ter um carro igual, já estava no time
desde 1984. E o duelo entre os dois aconteceu durante todo o ano. Eles dividiram a
vitória em 15 das 16 corridas da temporada, com Senna chegando na
frente em oito provas, contra sete de Prost. A única vitória de outra
equipe em 1988 foi da Ferrari, com Gerhard Berger cruzando a linha de
chegada em Monza, no GP da Itália. No quesito pole position, o brasileiro deu um show de velocidade,
marcando o primeiro tempo em 13 provas. Prost fez o mesmo em apenas duas
oportunidades. A dupla de pilotos do time de Ron Dennis acumulou ainda
dez dobradinhas durante o decorrer do campeonato.
O que definiu o título foram as vitórias. Quem ganhasse mais naquele
ano, levaria a consagração. E Senna superou Prost na pista em diversas
corridas, inclusive na etapa decisiva, no Japão, tornando-se campeão
mundial de Fórmula 1. Na verdade, Prost somou mais pontos que Senna na
temporada. Foram 105 contra 94 do brasileiro. Mas o regulamento da época
permitia computar apenas os 11 melhores resultados. Assim, o francês
acabou perdendo 18 pontos (descartou dois abandonos e mais três segundos
lugares). Em contrapartida, Ayrton perdeu somente quatro resultados,
deixando a tabela de pontuação final em 90 a 87 ao seu favor. Os dois momentos mais importantes da temporada aconteceram nos GPs de
Portugal e do Japão. Em Estoril, Senna executou uma manobra perigosa ao
tentar conter a ultrapassagem de Prost. O duelo valia a primeira
posição da prova e aconteceu na reta dos boxes. Senna, ao ver Alain ao
seu lado, espremeu o concorrente contra o muro dos boxes. O francês,
mostrando uma dose de coragem, não tirou o pé e se manteve ao lado do
companheiro de equipe, assumindo a ponta no final da reta. Naquela época, eles ainda eram amigos, trocavam brincadeiras nos
boxes e também informações profissionais. O piloto francês chegou a
declarar publicamente que não havia gostado da atitude de Senna naquela
ultrapassagem, mas que isto era um problema interno e particular entre
os dois e que seria rapidamente resolvido.
Realmente, não houve mudança no relacionamento entre ambos, depois de
uma conversa a portas fechadas no motorhome da McLaren. Contudo,
naquela ultrapassagem, ficou evidente que se fosse necessário fazer algo
parecido, mesmo que perigoso, o respeito seria perdido novamente. Tal
realidade o futuro comprovaria logo depois, com a disputa dos
campeonatos de 1989 e 1990, também entre os dois pilotos. Mas no Grande Prêmio de Suzuka, Senna fez uma de suas melhores
corridas na categoria. Depois de deixar o carro “apagar” na largada,
fazendo-o pegar no tranco após todos iniciarem a saída, Senna
encontrava-se na 16ª posição. Prost liderava e não podia deixar o
brasileiro vencer. Contudo, em uma performance fantástica (apesar de
pilotar um carro muito superior ao dos concorrentes), Ayrton levou o
McLaren número 12 a superar todos aqueles que estavam à sua frente. Ele
conseguiu chegar em Prost. O carro do francês apresentava limitações e
Senna ultrapassou ao concorrente em uma manobra segura e precisa,
assumindo a liderança da prova. Ayrton seguiu até a bandeirada e conquistou seu primeiro Campeonato
Mundial de Pilotos de Fórmula 1. Chorando muito no cockpit, ele deixou
aflorar toda a emoção daquele momento, com um misto de felicidade pela
conquista e de desabafo diante de todos os obstáculos encarados até
aquele momento mágico.
... A imagem de um campeão, nosso eterno campeão... Senna começava seu caminho de sucesso na
Fórmula 1. A categoria ainda iria ensinar muito àquele determinado
piloto na busca pelos seus objetivos. E, assim como Prost viu em Senna
uma ameaça para a vitória no Grande Prêmio de Mônaco de 1984, quando o
brasileiro pilotava um Toleman, o francês ainda teria não só aquele
campeonato de disputa entre os dois, mas também os dos dois anos
seguintes. O duelo Senna versus Prost apenas começava em 1988. Autor das imagens: Sutton Images / Fonte: motorpress.com.br
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