O Saleen S7 é
um coupé super esportivo da Saleen.
Apresentado oficialmente em 2000, ao publico norte americano, como o carro mais
potente do país, com um motor V8 de 550 hp (557cv) e velocidade máxima de
322 km/h. Foi criado com o intuito de ultrapassar o então carro mais veloz
do mundo McLaren F1 que
tinha uma máxima de 386,7 km/h e 627 hp,mostrou que possuía uma
aerodinâmica respeitável com um CX inferior a 0,30 , podendo "correr"
de cabeça para baixo a partir de 260 km/h.Ele é o único carro fabricado em
massa uma aerodinâmica que o ajuda a atingir mais 370 km/h, com o passar
dos anos foi ganhando concorrentes como o Koenigsegg CCX e
o Bugatti Veyron. Para não
ficar para trás, o motor foi turbinado e em 2005 foi apresentado o "Saleen
S7 Twin Turbo" (Bi-turbo em português) com 750 hp (760cv) e final de
399 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos. Em 2006 surgiu
o S7 Twin Turbo Competition, a versão mais rápida de todas: o fabricante afirma
que o seu motor de 1000 hp torna possível superar a marca dos
418 km/h.
O seu chassis é uma estrutura tubular em
aço com chapas de alumínio, e a carroçaria, de material sintético reforçado com
fibra de carbono. O motor central, um V8
Ford de alumínio, utiliza
aspiração natural e generosos sete litros (427 pol3) de cilindrada. O carro foi
do projeto às ruas em apenas um ano e meio e lembra realmente o McLaren em detalhes
como a abertura das portas, a tomada de ar no teto e as lanternas traseiras. Já
a grade é típica da empresa e confere-lhe um estilo agressivo e imponente. Saleen
recorreu à empresa britânica Ray
Mallok para acertos do chassis e
suspensão, que utiliza braços de controle duplos sobrepostos. A suspenção é fixada ao chassis por suportes de alumínio que se soltam
em caso de colisão, para evitar maior impacto no chassis. A Mallok também será responsável por distribuir
em Inglaterra o S7 com volante à direita.
Os travões de disco, de 15 pol na frente,
utilizam pinças Brembo de seis pistões em todas as rodas, com
raio de 19pol. A aerodinâmica da parte inferior recebeu prioridade nos testes
de túnel de vento na Universidade
de Glasgow, na Escócia. com
modelos em escala. A empresa espera aceleração de 0 a 100 km/h em menos de
três segundos e velocidade máxima superior a 400 km/h, a mágica barreira
das 240 milhas por hora para os norte-americanos. O S7 está incompleto e não
acertado, devendo receber airbags, melhores acabamentos e outras alterações
para atender à legislação dos 50 estados dos EUA, e às exigências do comprador
de um supercarro. O interior deverá ser produzido sob medida para o tipo físico
de cada cliente. E pode custar em media 2 milhões de dólares, mas ainda nada
foi confirmado.
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