Baseado no Fiat 124, o
Lada 1200 foi lançado na então União Soviética em 1970. O pequeno sedã -- que
logo ganhou a companhia de uma station wagon -- tinha a função de ser um
veículo acessível e robusto. Cumpriu essa missão tão bem que, mesmo sem ser
atualizado de maneira significativa (as poucas mudanças que diferenciam o
modelo inicial, de código VAZ-2101, do atual, o VAZ-2107, ocorreram nos
conjuntos ópticos), acumulou fãs e vendeu mais de 16 milhões de unidades (no
Brasil, onde chegou em 1990, foram cerca de 33 mil).
Em 1990, quando os carros importados foram
finalmente aceitos no Brasil, os primeiros modelos a chegarem foram os da Lada.
Por causa de seu preço acessível, os Lada foram os carros importados mais
vendidos em nosso país entre 1990 e 1992. Só que o fascínio acabou rapidamente, pois
muitos perceberam a falta de qualidade dos Lada, bem como a falta de
linhas atraentes em seu design.
Entre 1990 e 1997, mais de 30.000 Lada chegaram por aqui. E acredita que o tal do Lada Laika, que
hoje é encontrado por 3.000 reais por aí, ainda é o segundo carro mais vendido
da Rússia? Só fica atrás do Lada Kalina, um modelo bem mais moderno.
A Lada tem hoje 24% de participação no
mercado automotivo russo, e marcas como GM e Volkswagen coçam a cabeça para
conseguir meios de destronar a fabricante local. O ponto é que um Laika,
conhecido lá por 2105 ou 2107 na versão de luxo (foto) custa a metade de um
Focus ou Polo, por exemplo, e tem mecânica muito fácil de mexer.
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