Renault 19 é um carro compacto da Renault, produzido na
fábricas de Valladolid na Espanha, Haren-Vilvoorde na
Bélgica e Douai na França, isso no mercado europeu entre os anos de 1988 e 1996. O modelo também foi fabricado
na fábrica de Córdoba na Argentina e Envigado na Colômbia de 1994 até 1998 para o mercado Sul-Americano. O 19 foi o último
modelo da Renault a ser nomeado com números. Foi produzido com potências de 60
até 140 cv.
O Renault 19 é um modelo considerado raro, pois poucos modelos são vistos pelo
Brasil, mas podemos acompanhar um pouco aqui no LeoSupercars.
No início dos anos 80, a Renault
começou a trabalhar em um substituto para o tradicional Renault 9/11 na Europa.
O projeto, chamado de X53, buscou as melhores soluções técnicas da época, enquanto
o estilo ficou a cargo do estúdio Renault Design em parceria com o famoso
designer italiano Giugiaro. O desenvolvimento do Renault 19 durou
quatro anos, culminando com o lançamento no mercado europeu em abril de 1988. A
espera tinha valido a pena, pois, além do visual contemporâneo, o modelo
apresenta ótimas qualidades dinâmicas e coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,31,
número muito bom para a época. Fora isso, a questão da segurança foi levada a
sério pelos engenheiros da marca, com aplicação de reforços laterais e até
airbags nas versões superiores – recursos que ainda eram raros no segmento.
A gama de
motores era extensa, com opões a gasolina ou diesel: começava pelo 1.4 de 65 cv
e chegava ao 1.8 de 136 cv aplicado no Renault 19 16V, que acelerava de 0 a 100
Km/h em apenas 8,5 segundos. Por fora, além das rodas de liga e dos logotipos
“16S” (S de soupápes, válvulas em francês), o esportivo se diferenciava pela
tomada de ar no capô. Na Espanha,
ele foi eleito o “Carro do Ano” em 1989, sendo premiado também na Alemanha no
mesmo ano, eleito como “número 1 entre os carros importados”. Além disso, foi o
“Carro do Ano” também na Argentina, em 1993.
Em 1992, com
apenas quatro anos de mercado, era lançado o Renault 19 Fase II. Com visual
atualizado e motores com injeção eletrônica, ele se distinguia pelos novos
para-choques, faróis redesenhados, novo painel e formas mais arredondadas. Com a
reabertura das importações, a Renault voltou no Brasil em 1992. E o 19 foi o
primeiro modelo a chegar, importado da Argentina (produzido na planta de Santa
Isabel). Estava disponível nas versões RN e RT de três ou cinco portas, além da
sedã, equipadas com os motores 1.6, 1.8 e 1.8 16V.
A produção
europeia duraria só mais dois anos, sendo encerrada em 1994. No ano seguinte,
nascia o sucessor Renault Mégane. Na Argentina, porém, o 19 seguiu carreira até
o ano 2000, até que enfim deu lugar ao Mégane. Considerando a tradição da
Renault no mercado argentino, onde está presente desde a década de 60, o 19 foi
um modelo de sucesso no país vizinho. No Brasil ele não chegou a ser destaque
nas vendas, mas teve sua importância por marcar o retorno do marca ao país
junto com o pequeno Twingo.
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