A Auto Union foi uma fábrica alemã de automóveis fundada em 1932, durante a Grande Depressão, com a união de quatro fábricas: a Audi, a DKW, a Horch e a Wanderer. A empresa passou
pelas mãos de diferentes grupos depois da Segunda Grande Guerra e desde 1965, quando foi adquirida
pelaVolkswagen,
evoluiu à empresa Audi atual.
O símbolo da Auto Union consiste em quatro anéis entrelaçados
em uma linha horizontal, cada um deles representando uma das quatro empresas
originais. As quatro argolas em uma linha reta, para evitar confusão com as
cinco argolas do símbolo associado ao Comitê Olímpico e às Olimpíadas.
As quatro empresas continuaram razoavelmente autônomas logo após a fusão,
inclusive utilizando suas próprias marcas comerciais. O símbolo com as quatro
argolas era inicialmente utilizado apenas para as pistas de corrida.
Atualmente, as quatro argolas compõem o símbolo da Audi.
A Horch surgiu
no início da indústria automobilística, no início do século XX, especializada
em automóveis luxuosos de alto desempenho. Seus automóveis eram considerados
melhores que os oferecidos pela Mercedes e pela Benz, quando estes ainda
atuavam independentemente. Seu fundador, expulso pelos acionistas, participou
da fundação da Audi em 1910. A Wanderer atuou entre 1911 e 1939, tendo se
especializado em carros com forte apelo esportivo.
Com o advento
da Segunda Grande Guerra, a Auto Union se tornou um dos maiores fornecedores
de automóveis para as forças armadas da Alemanha, encerrando suas
atividades civis em 1940 e retornando apenas no final da
década.
Após a Segunda Grande Guerra, a Alemanha empobrecida oferecia mercado apenas
para os simples e robustos carros da DKW, que foi a única a
permanecer ativa. Sempre produzindo automóveis com motores de dois tempos com
tração dianteira. Com a aquisição pela Volkswagen,
a DKW e os motores de dois tempos foram
engavetados, abrindo espaço para o ressurgimento daAudi. O último modelo da DKW, o F102, recebeu um
novo motor de quatro tempos, com quatro cilindros, que serviu de ponto de
partida para os atuais modelos da companhia.
A equipe de
corridas da Auto Union foi a maior oponente da Mercedes-Benz nos Grandes Prêmios dos anos 1930.
As "Flechas de Prata" dessas duas equipes não apenas dominaram os
Grandes Prêmios mas também estabeleceram recordes que perduraram por muitas
décadas. Por exemplo, as potências dos modelos de 1937 foram batidas apenas pelos carros com
motores turbinados daFórmula Um do
final da década de
1980. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_Union
Nenhum comentário:
Postar um comentário