A década de 80 foi marcante
sob vários aspectos. Vivemos o período da reabertura política, o rock and roll
vivia uma nova fase com bandas como Para-lamas do Sucesso, Titãs e Ultraje a
Rigor e o mundo acordava para a questão ambiental. No cenário automotivo
nacional, muitas novidades. Uma delas foi a onda de esportivos que marcou
presença em nosso mercado. Gol GT, Passat, Pointer e Uno 1.5 R faziam a
cabeça da molecada. E um dos mais desejados era da Ford: o Escort XR3.
O estilo chamava atenção à
distância, com os faróis auxiliares, saias laterais, teto-solar e os inéditos –
no Brasil – esguichos de faróis. Como o Escort era um carro mundial a Ford
resolveu apostar as fichas trazendo a versão mais nervosa. Porém por aqui ele
recebeu o motor CHT de 1,6 litros, com 82 cv e 12,2 kgfm. Mesmo assim, o
propulsor trazia diferenças na regulagem da carburação e comando de válvulas.
Os primeiros 100 km/h eram cobertos em 13,4 segundos, enquanto a velocidade
máxima era de 163 km/h.
Mas o grande diferencial era o
status que o modelo proporcionava pelas ruas. Andar em um deles era sinônimo de
riqueza e o modelo fazia muita gente torcer o pescoço. Volante de pequeno
diâmetro e toca-fitas foram outros diferenciais.
Fonte: http://carsale.uol.com.br
Acho um show esse modelo e vou atras do meu !
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