Páginas Importantes

Páginas

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Datsun 280ZX 1979 - 1980, belo e raro esportivo.

Quando o Datsun 280ZX foi introduzido para o ano modelo 1979, o carro Z teria quase uma década de idade. Tão grande como era, melhorias na tecnologia e mudanças no mundo fizeram um novo e melhor Z e teve que ser introduzido. Mas com as vendas 280Z ainda vivo, planejadores de produto da Nissan foram confrontados com a tarefa de melhorar uma coisa que já era boa. Assim, o Datsun 280ZX se assemelhava muito a sua antecessora: O perfil geral fastback longo capô permaneceram. 
Houve um chassi completamente novo por baixo, no entanto, e uma nova designação interna - S130. Nissan usou a plataforma que tinha desenvolvido para o sedan 810, introduzido no ano anterior. A suspensão ainda era totalmente independente, com braços na frente (embora diferentes a partir do original de Z), mas a traseira tinham amortecedores que foram alteradas. Sem dúvida, isso fez sentido para os negócios, embora entusiastas lamentassem por algumas mudanças da nova configuração traseira.
O motor e o sistema de transmissão foram renovados, mas em grande parte permaneceram intactas, apesar de controles de emissões de aperto reduziram a potência de 135. Carros com ar condicionado opcional tinha um ventilador auxiliar que bombeava ar frio no sistema de combustível para evitar bloqueio de vapor, um sinal dos tempos. O manual de 4 velocidades padrão foi substituído por uma caixa de 5 velocidades, no entanto, permitindo uma relação final-drive 3.70:1 para aceleração mais rápida. O automático opcional ainda tinha apenas três marchas.
O interior era mais espaçoso e houve uma melhoria acentuada em compromissos interiores, o ZX era mais luxuoso do que o seu antecessor. O volante teve um arranjo de raio em forma de A, mais de flash disco de um puro carro esportivo. Havia até mesmo um pacote de luxo grande com rodas de liga leve, estofados em tecido (substituindo vinil) e muito mais. Um medidor de combustível. Mas o carro, mesmo em forma de base, foi se tornando mais luxo do que esporte-orientado, com adição de isolamento de ruído, além de buchas mais suaves na suspensão para passeio.
O "falar" ZX, com uma voz digitalizada, estreou em 1982, junto com um manual de 5 velocidades para o Turbo. No entanto, as vendas caiu de 71.533 em 1980 para 57.260 em 1982. Mais compromissos de luxo seguido por 1983, mas foi claramente o fim da linha para a segunda geração.                                                                                           Fonte:http://auto.howstuffworks.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário