Após a Segunda Guerra Mundial, a família Orsi,
que possuía a Maserati, embarcou em um plano duplo para a marca: permanecendo
profundamente envolvido nas corridas, mas também construir simultaneamente uma produção
em série de carros desportivo, conhecidos como GT. Orsis vendido para Citroen
em 1969, logo depois, a Maserati apresentou o V-6 Merak, em 1971, que partilhou
a sua plataforma com Italdesign de Giorgetto Giugiaro styling com o Bora V-8
com motor.
Alejandro de Tomaso assumiu a
Maserati em 1976 e em 1978, melhorou o Merak, abandonando o sistema de travagem
assistida hidraulicamente da Citroen e adotando transaxle ZF de cinco
velocidades do Bora e com rodas maiores, fazendo com que o Merak tenha um
desempenho mais equilibrado. Sua qualidade
de construção, que tinha sofrido durante a era Citroen no Maserati, também
melhorou muito sob a administração da de Tomaso.
O Merak três litros é um excelente exemplo e acessível de
um grande motor Maserati em um chassis ágil e equilibrado, com acomodações de
passageiros e envolto em um estilo de Giugiaro. Fonte:
RM Auctions.
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